No último domingo, 1º, foram realizadas as eleições para a nova diretoria da Associação dos Moradores e Amigos do distrito de Lumiar (Ama Lumiar). O pleito aconteceu na sede da Ação Rural e contou com 1.099 votos válidos. A chapa 1, denominada “Juntos por Lumiar”, venceu com 826 votos (75% do total). A chapa vencedora tem como presidente, José Armando da Silva Schueller, e vice-presidente, Marcelo Gomes. José Armando fez um agradecimento especial aos eleitores, através das redes sociais, prometendo exercer o mandato no biênio 2024-2025 pautado no diálogo, escuta e ação com o intuito de conseguir as benfeitorias que a região tanto carece. A chapa 2 “Amar e cuidar Lumiar”, presidida por Marilda Brust obteve 273 votos.
A eleição para a Ama Lumiar ocorreu após o distrito ter sido movimentado pela conturbada visita da deputada estadual Marina do MST, em 12 de agosto. A parlamentar foi convocada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pelos comitês populares de Luta de São Pedro da Serra e Lumiar e o Comitê pela Democracia de Nova Friburgo. A viagem da deputada à região para apresentação de cooperativas para administrar a produção rural, além da realização de uma plenária territorial para prestar contas de seu mandato na Assembleia Legislativa, acirrou ânimos e acabou culminando com a expulsão da parlamentar. Com o episódio, o processo eleitoral para a Ama Lumiar acabou tornando-se palco de disputa entre correntes políticas divergentes, discussões sobre o estatuto da entidade e o cadastro dos associados foram assuntos que movimentaram a campanha eleitoral. A antiga diretoria que, inclusive, já tinha o mandato vencido chegou a renunciar.
Além de José Armando Schueller na presidência e Marcelo Gomes na vice-presidência, a chapa vencedora é integrada também por 1° secretário: Adelson Santos da Silva; 2° secretário: Claudia de Azevedo; 1° tesoureiro: Amanda Nunes do Couto Mozer; 2° tesoureiro: Adriano da Silva Viana Filho.
Deixe o seu comentário