Artista deixa Nova Friburgo mais colorida e animada com seus trabalhos

Pintura sobre superfícies é talvez a mais antiga expressão artística que se tem registro, encontrada desde a pré-história
sexta-feira, 09 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro / Gabriel Soares / Thiago Lima)
(Foto: Henrique Pinheiro / Gabriel Soares / Thiago Lima)

Quem anda pelo centro de Nova Friburgo pode já ter percebido nas paredes de estabelecimentos aqui e ali uma certa estética particular: trata-se dos murais de @RocketMikeXV, nome artístico do designer gráfico, músico e produtor de eventos Maycon Rocha. Seu mais recente trabalho foi realizado na sede do jornal A VOZ DA SERRA, no Espaço Arp, com o tema, é claro, comunicação. 

Atuando desde 2008 como surface designer, Maycon Rocha atualmente tem emprego fixo criando estampas para uma grande empresa de roupas friburguense. Além disso, é baixista da banda de rock Hell Oh!, que se apresentou com outros artistas recentemente em um evento produzido por ele para uma loja de roupas, com patrocínio de uma famosa empresa multinacional do ramo de calçados, reunindo um ótimo público na Rua Nossa Senhora de Fátima. 

Nada mal para um jovem artista idealizar — e concretizar — tantas iniciativas. E as artes plásticas são uma entre essas paixões do multimídia Maycon Rocha. “Eu me sinto bastante realizado neste trabalho e, como minha estética é envolve a mistura de vários elementos da cultura popular brasileira e global, eu revisito em minha mente essas referências que marcaram minha vida, e também a de muita gente, e é uma grande alegria”, afirmou o artista. 

O trabalho de Maycon tem essa que é uma das características da pós-modernidade, a de misturar elementos heterogêneos para dialogarem entre si, compondo um mosaico pop, com paletas de cores muito bem estudadas. “E quando chega o momento da execução mesmo, é um momento de muita introspecção e calma, ao finalmente pintar o que eu projetei. Acho que muita gente sente isso, essa imersão em si, em diversas atividades, como jardinagem, por exemplo”, argumenta Maycon, “embora, é claro, seja um momento de sociabilidade porque estou com meus grandes amigos, que me ajudam na execução”. O artista se refere aos seus companheiros de banda e também artista plástico Raphael Heiderich e Vinicius Maciel, tatuador.

A pintura sobre superfícies é talvez a mais antiga expressão artística que se tem registro, encontrada desde a pré-história — algumas datam de 40 mil anos atrás — e atravessando os milênios até chegar aos afrescos da antiguidade e Renascença, e o Muralismo mexicano do início do século 20. Atualmente é uma forma de arte presente na vida das grandes metrópoles. No Brasil, São Paulo é a grande referência. 

“Meu trabalho é bastante inspirado pelo Muralismo Mexicano”, diz Maycon, “essa ideia da arte conversar com a arquitetura, com o entorno”. Não são poucas as pessoas que veem nos murais de @RocketMikeXV uma jovialidade: como dizem os mais velhos, trata-se de um trabalho “antenado”. Maycon se diz um amante da atualidade, sempre atrás do novo. Para ele, esse sentimento deve ser genuíno, porém, e isso se reflete nas expressões artísticas. 

E qual o futuro dessa mente que não para? “Bom, só quero tentar criar trabalhos da qual as pessoas sintam alguma coisa, independente da mídia, quero criar um mundo de sentimentos reais”.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: