Artigo: A VOZ DA SERRA e sua missão jornalística

quarta-feira, 07 de abril de 2021
por Jorge Maroun*
Artigo: A VOZ DA SERRA  e sua missão jornalística

Manter um veículo de Comunicação sério e comprometido com as demandas da sociedade, respeitando a ética e em busca da verdade, sempre foi um desafio desde o surgimento dos primeiros impressos no nosso país, em 1808. 

Manter tal nível de comprometimento nas cidades do interior, com as pressões que a situação econômica, política e financeira impõem é um desafio maior ainda. 

Por isso, A VOZ DA SERRA se destaca como um exemplo de veículo que busca cumprir sua missão de informar à população friburguense, refletindo as realizações de nossa gente.

Muitos foram os desafios nestes 76 anos, mas certamente poucos foram maiores que o surgimento das mídias digitais que, se por um lado apoiam e ajudam tanto na produção, apuração e divulgação das notícias, por outro permitem que a desinformação — capitaneada por pessoas cujos interesses escusos visam manipular a percepção da sociedade com informações parciais e falsas — seja irradiada em larga escala via internet, causando danos sociais imensos. 

Daí a necessidade de veículos que praticam jornalismo com correção, como A VOZ DA SERRA.

Na ânsia de combater a desinformação surgiram até agências de checagem. Mas pensem comigo, quem legitima estas agências? Não são órgãos oficiais e nem existem na legislação como reguladoras. Não creio que possamos confiar nelas, mas em veículos que conhecemos pela sua trajetória, pelo trabalho diário que desenvolvem há muitas décadas e por sabermos quem são os profissionais que lá atuam. 

Ver A VOZ DA SERRA chegar quase que diariamente aos mais longínquos cantos da cidade, é uma prova que o jornalismo local e comunitário não morreu.

Num Brasil onde as assessorias de imprensa oficiais (ou as que trabalham para instituições do estado) usam dinheiro público para — em muitas situações — mentir para a população, veículos de imprensa serão objeto de ataque de partidos políticos, governos e de interesses privados e corporativos, mas devem se manter fiéis à sua missão de informar na defesa da democracia e da sociedade.

Por isso, conclamo a todos os friburguenses a manterem viva esta bandeira que é A VOZ DA SERRA, não apenas no respeito e admiração, mas assinando o jornal (o valor é realmente muito baixo), compartilhando as informações do site, participando como leitor ativo das promoções e também contatando a redação com sugestão de matérias interessantes.

Os empresários precisam manter a publicidade no jornal (numa divulgação casada com o site) e também usar o espaço de A VOZ DA SERRA para criar em suas campanhas conceito de marca forte para seus produtos, num profissional esforço de comunicação multimeios, no qual a mídia local tem papel fundamental.

Creio sinceramente que o jornalismo comunitário será cada vez mais útil, pois neste mundo comunicativo e global, quem aborda a realidade local com o rigor e a ética que o jornalismo exige é o jornal da cidade e não os oportunistas de plantão da internet, em busca de dinheiro fácil ou cargo público, sem qualquer zelo com a ética. 

Por isso, A VOZ DA SERRA tem papel importante na sociedade e será sempre um porto seguro de informações confiáveis a população friburguense.

* O professor Jorge Antônio Maroun é coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá | Campus Nova Friburgo.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: