Após vencer no TJD, Frizão perde no pleno e tenta liminar para impedir semifinal

Por 5 votos a 1, maioria entendeu que o Americano tinha razão ao denunciar clube pela suposta escalação irregular do atacante João Manoel
segunda-feira, 12 de julho de 2021
por Vinicius Gastin
Filho de Sérgio Gomes, lateral Igor é capitão e um dos destaques do Sub-20 tricolor
Filho de Sérgio Gomes, lateral Igor é capitão e um dos destaques do Sub-20 tricolor

O que parecia praticamente impossível, aconteceu. E de forma muito questionável. Depois de vencer a primeira vez na Justiça, em primeira instância, por unanimidade, o Friburguense foi derrotado na última quinta-feira, 8, durante julgamento no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD). Apesar de o relator ter dado parecer favorável ao Tricolor da Serra, os demais entenderam que o Americano tinha razão ao denunciar o clube pela suposta escalação irregular do atacante João Manoel. O placar de cinco votos a um favoreceu ao alvinegro de Campos.

Desta forma, o Friburguense perde seis pontos (dos jogos contra Americano e Duque de Caxias), fica fora da semifinal contra o Audax neste domingo, 11, às 15h, no estádio do Trabalhador, em Resende, e o pior: vai para a antepenúltima colocação no geral, entrando, neste momento, na briga contra o rebaixamento para a Série B1.

A diretoria tricolor, prontamente, anunciou que vai recorrer ao STJD, mas o clube precisava de uma liminar ainda nesta sexta-feira, 9, e para impedir o jogo de domingo (até o fechamento desta edição, no entanto, não foi possível apurar se o Friburguense obteve sucesso). Se o duelo entre Audax e Americano acontecer, a chance de recurso praticamente se esgota. A primeira semifinal aconteceu na última segunda-feira, 5, e terminou com vitória do ainda invicto Artsul sobre o Maricá, pelo placar de 1 a 0.

O caso

Depois de perder na primeira instância, o Americano obteve vitória, nesta quinta-feira, 8, no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ), após o caso da suposta escalação irregular do atacante João Manoel, do Friburguense. A decisão foi revertida, em julgamento que favoreceu os campistas, por cinco votos a um. O Friburguense foi punido com a perda de seis pontos e multado em R$ 100.

Assim, o Americano automaticamente entra na semifinal da Taça Santos Dumont, o primeiro turno da Série A2 do Campeonato Carioca, como segundo colocado do Grupo A.

A polêmica foi gerada após o nome de João Manoel não constar no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) no decorrer da Série A2. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj) assumiu o erro por não ter colocado o contrato do atleta no sistema, mas o fato abriu ao Americano a possibilidade de entrar na Justiça para requerer a vaga.

Na primeira instância, os auditores entenderam que o resultado de campo deveria ser respeitado e o Friburguense, beneficiado com sua classificação mantida. Após o recurso, no entanto, o Alvinegro conseguiu a reviravolta.

Durante a primeira vitória, por unanimidade, foram apresentadas todas as provas e constatações de que o Friburguense não errou, e sim, houve uma falha no sistema da federação que tirou o nome do jogador João Manoel do Bira. O Americano entrou com recurso no pleno do Tribunal de Justiça Desportiva, e solicitou que a semifinal não acontecesse no último dia 3.

O clube de Nova Friburgo teve respaldo pela Ferj, que confirmou a informação, e disse que o atleta estava regular, mas por um erro do próprio sistema, sumiu por um período. O fato foi comprovado por e-mail, documentos e com o testemunhal da Cabofriense.

Sub-20 é líder

Os meninos evoluem a cada rodada, e mostram que o trabalho de base do Friburguense continua surtindo bons efeitos. O time Sub-20 emplacou a segunda vitória consecutiva na Taça Santos Dumont, o primeiro turno do Campeonato Carioca da Série A2 da categoria, e já desponta como líder da competição. A vítima da vez foi o Duque de Caxias, pelo placar de 3 a 2, em jogo realizado na tarde da última quarta-feira, 7, no Eduardo Guinle.

Com dois triunfos e um empate, a equipe comandada por Ziquinha soma sete pontos na tabela de classificação, e lidera juntamente com a Cabofriense - leva vantagem por ter marcado um gol a mais, sete contra seis do adversário. O Tricolor da Serra volta a campo já neste sábado, 10, para enfrentar o América, em duelo que acontece às 15h, no Rio de Janeiro, válido pela quarta rodada. Dependendo da combinação de resultados, o Frizão pode garantir a classificação para a grande final do turno.

A Série A2 de juniores conta com as participações de América, Audax Rio, Cabofriense, Duque de Caxias e Gonçalense, além do Tricolor da Serra. As equipes entre si em dois turnos: Taça Santos Dumont e Taça Corcovado. Em ambos, ao final das cinco rodadas, as duas primeiras colocadas decidem o título em jogo único, com mando de campo e vantagem do empate para a que ficou em primeiro lugar.

A vencedora de cada taça avança à final do campeonato, que acontecerá em dois jogos, sem vantagem para qualquer lado e com sorteio para definição dos mandos de campo. Caso a mesma equipe seja campeã da Taça Santos Dumont e da Taça Corcovado, será declarada campeã estadual, sem a necessidade de realização da partida decisiva.

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol