Um tiroteio entre PMs e traficantes no alto do morro Rui Sanglard, no distrito de Conselheiro Paulino, deixou um morto e dois baleados, entre eles um policial, na noite do último sábado, 18. Em consequência da ação, o comércio local amanheceu fechado nesta segunda-feira, 20, por ordem do tráfico, segundo denúncias de leitores que ligaram para A VOZ DA SERRA e não quiseram se identificar.
Esse tipo de retaliação é algo inédito em Nova Friburgo. Segundo a Seção de Comunicação do 11º BPM, a informação passada pelos leitores procede. O Setor de Inteligência já identificou o autor da ordem e o policiamento no local foi reforçado.
A ação na localidade conhecida como Caixa D’Água mobilizou policiais de várias equipes do 11º BPM, como o Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo), Supervisão e Setor Charlie. Após denúncias de que homens armados estavam fazendo disparos e traficando na localidade, os PMs chegaram. No confronto, um homem de 21 anos morreu e outro, de 19, foi baleado e preso após ser socorrido. Foram apreendidos 416 papelotes de cocaína, 58 trouxinhas de maconha e uma pistola calibre 9mm com dispositivo de mira a laser, municiada com mais dois carregadores.
Segundo o Setor de Comunicação do 11º BPM, o confronto começou após a equipe do Patamo entrar em um beco e ser atacada a tiros. Um policial foi atingido na perna. Após o tiroteio, os PMs encontraram os dois suspeitos caídos no chão e todo o material apreendido. O Corpo de Bombeiros foi acionado, constatando no local o óbito de um deles. O outro suspeito foi levado para o Hospital Municipal Raul Sertã. Após ser atendido e medicado, ele foi levando para a 151ª DP, onde foi autuado e ficou . O policial baleado também foi medicado e está fora de risco.
O confronto ocorreu menos de 20 dias após a posse do novo comandante do 11º BPM, o tenente-coronel André de Holanda Cavalcante. Foi a segunda troca no comando da unidade em cinco meses. Em março havia assumido o tenente-coronel Flávio Henrique dos Santos Pires, no lugar do tenente-coronel Alex Marchito Soliva, que estava no comando do Batalhão Tiradentes desde janeiro de 2020, quando ocorreu outro violento confronto, desta vez após o assalto à distribuidora de hortifrutis Galera dos Legumes, em Barracão dos Mendes, no distrito de Campo do Coelho. O episódio deixou seis mortos, entre eles três assaltantes e três funcionários, que teriam ficado no meio do fogo cruzado entre policiais e bandidos fortemente armados, até com granada.
Gerente do tráfico preso
Na manhã de sexta-feira, 17, policiais da 151ª DP, cumpriram mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo contra o suposto gerente do tráfico de drogas na localidade de São Lourenço. Ele estava em um bar próximo à fazenda Schuenck e não ofereceu resistência. Ele já havia sido preso em flagrante há um ano, com duas cargas de cocaína e um revólver calibre 38.
Outros casos de polícia
Na tarde de domingo, 19, PMs do Patamo e da Supervisão do 11º BPM estiveram na Rua Santa Marta, em Jardim Ouro Preto, onde prenderam uma mulher de 19 anos com 14 papelotes de cocaína e quatro pés de maconha, que ela cultivava (foto acima).
Na noite de sexta-feira, 17, PMs do Serviço Reservado do 11º BPM prenderam um homem de 19 anos e apreederam um menor de 16 com 135 papelotes de cocaína, 38 trouxinhas de maconha e dois celulares na Rua Rio Brumado, no Três Irmãos, também em Conselheiro.
Na mesma noite, em Olaria, a mesma equipe prendeu três homens, de 18, 20 e 24 anos, na Rua Candido Pardal. Eles estavam com 14 papelotes de cocaína, dez trouxinhas de maconha, duas unidades de crack e dois celulares.
Todas as ocorrências foram apresentadas na 151ª DP, onde os acusados foram autuados e presos e todo o material ficou apreendido.
Rinha de galos
Na noite de sábado, 18, o alvo foi uma rinha de galos em Cordeiro (foto acima). PMs foram ao sítio Manancial, na zona rural do município, onde prenderam seis homens com R$ 940. Dez galos foram aprendidos. A ocorrência foi apresentada na 154ª DP, onde os envolvidos foram autuados por maus-tratos e responderão em liberdade. Os animais foram devolvidos aos donos, que se responsabilizaram como fiéis depositários.
Deixe o seu comentário