Após morte em confronto com a PM, comércio do Rui Sanglard é fechado por ordem do tráfico

Tiroteio na noite de sábado deixou um morto e 2 baleados; mais de 400 papelotes de cocaína e pistola com mira a laser foram apreendidos
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O material apreendido no Rui Sanglard (Foto: 11 BPM)
O material apreendido no Rui Sanglard (Foto: 11 BPM)

Um tiroteio entre PMs e traficantes no alto do morro Rui Sanglard, no distrito de Conselheiro Paulino, deixou um morto e dois baleados, entre eles um policial,  na noite do último sábado, 18. Em consequência da ação, o comércio local amanheceu fechado nesta segunda-feira, 20,  por ordem do tráfico,  segundo denúncias de leitores que ligaram para A VOZ DA SERRA e não quiseram se identificar. 

Esse tipo de retaliação é algo inédito em Nova Friburgo. Segundo a Seção de Comunicação do 11º BPM, a informação passada pelos leitores procede. O Setor de Inteligência já identificou o autor da ordem e o policiamento no local foi reforçado.

A ação na localidade conhecida como Caixa D’Água mobilizou policiais de várias equipes do 11º BPM, como o Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo), Supervisão e Setor Charlie. Após denúncias de que homens armados estavam fazendo disparos e traficando na localidade, os PMs chegaram. No confronto, um homem de 21 anos morreu e outro, de 19, foi baleado e preso após ser socorrido. Foram apreendidos 416 papelotes de cocaína, 58 trouxinhas de maconha e uma pistola calibre 9mm com dispositivo de mira a laser, municiada com mais dois carregadores. 

Segundo o Setor de Comunicação do 11º BPM, o confronto começou após a equipe do Patamo entrar em um beco e ser atacada a tiros. Um policial foi atingido na perna. Após o tiroteio, os PMs encontraram os dois suspeitos caídos no chão  e todo o material apreendido. O Corpo de Bombeiros foi acionado, constatando no local o óbito de um deles. O outro suspeito foi levado para o Hospital Municipal Raul Sertã.  Após ser atendido e medicado, ele foi levando  para a 151ª DP, onde foi autuado e ficou .  O policial baleado também foi medicado e está fora de risco.

O confronto ocorreu menos de 20 dias após a posse do novo comandante do 11º BPM, o tenente-coronel André de Holanda Cavalcante. Foi a segunda troca no comando da unidade em cinco meses. Em março havia assumido o tenente-coronel Flávio Henrique dos Santos Pires, no lugar do tenente-coronel Alex Marchito Soliva, que estava no comando do Batalhão Tiradentes desde janeiro de 2020, quando ocorreu outro violento confronto, desta vez após o assalto à distribuidora de hortifrutis Galera dos Legumes, em Barracão dos Mendes, no distrito de Campo do Coelho. O episódio deixou seis mortos, entre eles três assaltantes e três funcionários, que teriam ficado no meio do fogo cruzado entre policiais e bandidos fortemente armados, até com granada.

Gerente do tráfico preso

Na manhã de sexta-feira, 17, policiais da 151ª DP, cumpriram mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo contra o suposto gerente do tráfico de drogas na localidade de São Lourenço. Ele estava em um bar próximo à fazenda Schuenck e não ofereceu resistência. Ele já havia sido preso em flagrante há um ano, com duas cargas de cocaína e um revólver calibre 38.

Outros casos de polícia

Na tarde de domingo, 19, PMs  do Patamo e da Supervisão do 11º BPM  estiveram na Rua Santa Marta, em Jardim Ouro Preto, onde prenderam uma mulher de 19 anos com 14 papelotes de cocaína e  quatro pés de maconha, que ela cultivava (foto acima). 

Na noite de sexta-feira, 17,  PMs do Serviço Reservado do 11º BPM prenderam um homem de 19 anos e apreederam um menor de 16 com 135 papelotes de cocaína, 38 trouxinhas de maconha e dois celulares na Rua Rio Brumado, no Três Irmãos, também em Conselheiro.

Na mesma noite, em Olaria, a mesma equipe prendeu três  homens, de 18, 20 e 24 anos,  na Rua Candido Pardal. Eles estavam com 14 papelotes de cocaína, dez trouxinhas  de maconha, duas unidades de crack e dois  celulares.

Todas as ocorrências foram apresentadas na 151ª DP, onde os acusados foram autuados  e presos e todo o material ficou apreendido.

Rinha de galos

Na noite de sábado, 18, o alvo foi uma rinha de galos em Cordeiro (foto acima). PMs foram ao sítio Manancial, na zona rural do município, onde prenderam seis homens  com R$ 940. Dez galos  foram aprendidos. A ocorrência foi apresentada na 154ª DP, onde os envolvidos foram autuados por maus-tratos e responderão em liberdade. Os animais foram devolvidos aos  donos, que se responsabilizaram como fiéis depositários.

 

 

LEIA MAIS

Ação na Rua Uruguaiana foi motivada por denúncia anônima de tráfico no local

No Alto do Floresta foram recolhidas 1.710 unidades da droga e em Bom Jardim, outras 1.627

Só no Alto de Olaria foram 250 papelotes e 75 pedras de drogas

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: tráfico