Apenas 26% dos friburguenses tomaram a vacina contra a gripe

Doses continuam disponíveis em cinco postos de saúde para bebês, a partir de 6 meses, crianças, adultos e idosos
quarta-feira, 19 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Com as temperaturas baixas, típicas desta época do ano na Região Serrana, as pessoas geralmente permanecem mais tempo em ambientes fechados e com aglomeração e, com isso, a proliferação de vírus e bactérias costumam aumentar. E não é diferente com o vírus Influenza, principal causador da gripe. É difícil encontrar um friburguense que não tenha tido alguma gripe ou doença respiratória desde a chegada do outono. Mas, as complicações da doença podem ser evitadas com a vacina contra a Influenza. Porém, apenas 26% dos friburguenses tomaram o imunizante disponibilizado gratuitamente em cinco unidades básicas de saúde para todos os públicos, acima dos seis meses de idade.

De acordo com a prefeitura, os dados consolidados nesta semana mostram que 49.984 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas até agora. No município, a campanha vai continuar disponível para a população até que se esgote todo o estoque. A vacina está sendo aplicada, de segunda a sexta-feira, das 8h à 16h30, nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Para receber o imunizante basta ter em mãos os seguintes documentos: CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta vacinal.

Vacina protege contra três vírus da gripe

A vacina Influenza trivalente, oferecida atualmente em Nova Friburgo, é produzida e entregue pelo Instituto Butantan, seguindo orientações de produção dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo - por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente.

“A vacina é segura e composta de vírus não ativado. Como qualquer imunizante, ela estimula o sistema imunológico a produzir defesa. Então, é comum a pessoa ter uma sensação de dor no corpo ou uma eventual febre baixa após a aplicação. Isso nada mais é do que o próprio organismo reagindo contra os antígenos que foram injetados com a vacina”, explica o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Dúvidas mais frequentes sobre a vacina 

1 - Qual a importância da vacinação?

A gripe não é um resfriado comum. Ela pode evoluir para formas mais graves, que podem matar. Por isso, é uma doença que requer cuidado. A lista de grupos prioritários inclui justamente aquelas pessoas mais vulneráveis. Diferentemente de uma pessoa mais jovem, por exemplo, o idoso corre maior risco de complicações. Além de ficar mais abatida, a pessoa idosa pode desenvolver pneumonia, com consequências graves.

2 - Como é o esquema vacinal das crianças?

Todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina Influenza em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2023. O esquema é em duas doses para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos, que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a primeira dose.

3 - Por que a vacina deve ser tomada todos os anos?

Isso acontece porque é preciso elevar o número de anticorpos no organismo. Os vírus sofrem mutações constantes. Além disso, há vários tipos de Influenza que circulam no mundo. Por isso, existe uma vigilância global, exercida pela OMS, para saber que tipo de vírus está circulando. Essa vigilância dita, justamente, qual é a composição da vacina. Então, ano após ano, a vacina muda.

4 - Quanto tempo dura a proteção da vacina?

A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas depois da vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, motivo pelo qual ela é feita anualmente.

5 - A vacina da gripe pode ser aplicada junto à vacina da Covid-19 ou outras?

A aplicação da vacina da gripe pode, sim, ser feita em conjunto com outras vacinas. Tanto é que o Ministério da Saúde orienta que os municípios aproveitem a oportunidade da visita das pessoas à unidade de saúde para atualizar também a imunização contra a Covid-19 e, se for possível, atualizar outras vacinas pendentes no calendário de cada um.

6 - Houve queda na cobertura vacinal?

As coberturas vacinais, infelizmente, vêm caindo ano após ano. Com o objetivo de retomar o quanto antes as altas coberturas, ou seja, a alta proteção, a orientação do Ministério da Saúde é que os municípios iniciem a vacinação com todos os grupos prioritários ao mesmo tempo, para dar mais oportunidade às pessoas de atualizar a caderneta. (Fonte: Ministério da Saúde)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: