Antivirais contra o coronavírus disponíveis no posto do Suspiro

Público-alvo são as pessoas acima de 65 anos e imunossuprimidas maiores de 18 anos
sexta-feira, 10 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Pessoas acima de 65 anos e imunossuprimidas maiores de 18 anos que testaram positivo para covid-19 têm tratamento antiviral gratuito pelo SUS. Os antivirais nirmatrelvir e ritonavir (NMV/r) devem ser utilizados nos primeiros 5 dias de sintomas. O objetivo é diminuir o risco de agravamento da infecção pelo Sars-CoV-2 e a possibilidade de complicações pela doença. O tratamento está disponível no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro.

O medicamento visa reduzir o risco de internações, complicações e mortes pela covid-19. A definição quanto ao seu uso cabe ao médico, conforme avaliação no momento do atendimento. Para ter acesso ao tratamento, independentemente do status vacinal, o paciente deve se enquadrar nos critérios de idade ou imunossupressão e cumprir todos os pré-requisitos a seguir:

  • Ter covid-19 confirmada por teste rápido de antígeno ou por teste de biologia molecular (RT-PCR)

  • Estar entre o 1º e o 5º dia de sintomas

  • Apresentar quadro clínico leve ou moderado (covid-19 não grave)

  • Não requerer oxigênio suplementar

Definição de caso leve a moderado 

Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos E com confirmação laboratorial para covid-19, obrigatoriamente sem indicação de oxigenoterapia suplementar. Observação: o medicamento não está indicado para o tratamento de casos assintomáticos.

Definição de imunossupressão com idade maior que 18 anos

  • Imunodeficiência primária grave ou erros inatos da imunidade;

  • Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

  • Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHIV) com CD4 <200 cels/mm³ (últimos seis meses) ou ausência/abandono de tratamento;

  • Uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por um período ≥14 dias, ou em pulsoterapia com metilprednisolona;

  • Insuficiência renal crônica não dialítica, com taxa de filtração glomerular (TFG) ≥30mL/min;

  • Doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, autoimunes e autoinflamatórias em tratamento com medicamentos modificadores da resposta imune;

  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

Observação: o medicamento não está indicado para o tratamento de casos assintomáticos.

(Fonte: Ministério da Saúde)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: