Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Retrospectiva: Barboza
Vinicius Gastin
Esportes
Lutador friburguense realiza uma única luta em 2024, que termina em revés
Sempre que o nome de Edson Barboza surge nos cards do UFC, os fãs de MMA se animam com a possibilidade de assistir a um dos maiores nocauteadores de todos os tempos do esporte. Os famosos chutes do lutador friburguense e o estilo agressivo dentro do octógono sempre proporcionam grandes emoções e espetáculos, onde a qualquer momento um movimento diferente pode tornar histórico um simples combate.
Contudo, em 2024, o atleta de Nova Friburgo, multicampeão de muay thai e focado no aprimoramento da luta de chão nos últimos anos, teve apenas uma oportunidade de mostrar todo o seu talento. Em maio, Barboza fez a luta principal de um dos eventos do UFC, quando encarou o duro e talentoso Lerone Murphy. Na ocasião, acabou superado na decisão dos jurados.
O retrospecto recente de Edson, até o duelo, era de duas vitórias seguidas no peso-pena. Porém, pela frente, estava Murphy, lutador inglês que chegou ao combate invicto, com 13 vitórias e um empate. Quem apostava em um ótimo duelo de trocação, acertou em cheio, pois durante cinco rounds, os dois lutadores permaneceram quase todo o duelo em pé. Murphy começou a abrir vantagem no segundo round, onde conectou bons golpes no brasileiro, que procurava reagir com seus temidos chutes.
O inglês acelerou o ritmo em algumas oportunidades, mas esbarrou na resistência de Barboza, que mesmo acuado se defendia e procurava responder aos ataques. A luta foi para a decisão dos juízes e Murphy faturou a vitória por unanimidade.
“Vim pra uma guerra, nem sabia se eu ia voltar para casa. Tive uma jornada muito difícil até aqui, não me preocupo com o ranking, só quero ser campeão. Todo respeito ao Barboza. Esse é meu destino, vou ser campeão”, comemorou o inglês, reconhecendo que havia enfrentado um dos grandes nomes da história da organização.
Na organização desde 2010, Edson Barboza disputou 30 lutas, venceu 18 e perdeu 12 vezes. Seus triunfos de maior destaque no esporte foram diante de Anthony Pettis, Beneil Dariush, Bobby Green, Dan Hooker, Gilbert Melendez, Paul Felder, Shane Burgos e Sodiq Yusuff.
No auge dos seus 38 anos de idade, o lutador friburguense segue treinando forte, aguardando a confirmação de algum outro desafio para voltar ao octógono.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário