Ampliado programa de saúde emocional nas escolas estaduais

Iniciativa foi criada durante a pandemia para assistência a estudantes e professores
segunda-feira, 02 de junho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Banco de Imagens / Alerj)
(Foto: Banco de Imagens / Alerj)

O Programa de Apoio Psico Socioemocional nas escolas da rede pública estadual de ensino, instituído pela lei 9.456/21, será atualizado e ampliado para se tornar uma política governamental permanente no Estado do Rio de Janeiro. É o que determina a lei 10.799/25, de autoria dos deputados estaduais Vinícius Cozzolino (União Brasil) e Luiz Paulo (PSD), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo da última sexta-feira,  30 de maio.

O principal objetivo da nova proposta é desvincular o programa à pandemia de Covid-19. A nova norma também expande as diretrizes e objetivos da medida. O foco é oferecer suporte psicológico e emocional a alunos, professores e demais profissionais da educação, com ações voltadas ao desenvolvimento integral e à promoção de um ambiente escolar acolhedor e seguro. O novo texto também denomina o programa de suporte emocional como “Crescendo Juntos”.

Entre as novas diretrizes, estão o estímulo à convivência harmoniosa e à gestão de conflitos, o estímulo à criação de um ambiente escolar acolhedor e seguro, a capacitação de profissionais para atuarem como promotores de saúde mental e a integração dessas práticas aos projetos pedagógicos das escolas.

A lei também prevê atividades e oficinas de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, atendimento individual ou em grupo, intervenção precoce em casos de problemas emocionais e o atendimento psicológico em situações de crise ou emergência

Cozzolino destacou que a saúde mental, o equilíbrio emocional e o desenvolvimento das competências socioafetivas são pilares fundamentais para a formação cidadã: “Todos nós escutamos que a depressão e a ansiedade são o mal do século. Precisamos dar a assistência devida também nas escolas porque esse suporte não pode ficar apenas a cargo das famílias. Muitos pais, sobretudo aqueles que não têm tamanha instrução, não sabem e não têm instrumentos de como lidar com essa realidade. A medida também vale para os profissionais de educação, já que os professores vêm sofrendo recorrentes abusos em salas de aulas”, destacou o deputado.

 

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