Na manhã do último sábado, 26, a Associação das Mulheres Mastectomizadas (Amma) realizou pelas ruas do centro de Nova Friburgo mais uma edição da tradicional Caminhada Rosa, que tem o objetivo conscientizar as pessoas, principalmente as mulheres, sobre a importância do autoexame e da prevenção e tratamento do câncer de mama. A caminhada que já ocorre há 17 anos, reuniu dezenas de pessoas que percorreram as calçadas da Avenida Alberto Braune e as praças Dermeval Moreira e Getúlio Vargas sob a animação da Banda 9 aos 90. Durante toda caminhada foram distribuídas garrafas de águas e ao final, picolés.
Fundada em 11 de abril de 2000, a Amma trabalha em prol da conscientização sobre o câncer de mama. A entidade oferece acolhimento a mulheres que sofrem ou já sofreram com o câncer em Nova Friburgo. A associação também oferece, atendimento psicológico, assistência jurídica, palestras e oficinas a pessoas que estão passando pela doença, além da doação de próteses e sutiãs. A sede fica na Rua Mato Grosso, 20, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Às quartas, o atendimento é das 8h às 13h.
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais (células dos lobos, produtoras de leite materno, ou dos dutos, por onde é drenado o leite), anormalidades causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama.
Embora muitos tipos de câncer de mama possam apresentar-se como um nódulo, nem todos se manifestam dessa forma. Existem outros sinais e sintomas que quando percebidos a mulher deve comunicar imediatamente ao médico. Também é importante entender que a maioria dos nódulos na mama não é câncer, muitos podem ser benignos.
Deixe o seu comentário