Amigos friburguenses criam projeto para cadeirantes também subirem montanhas

Passeio inaugural foi domingo, nos Três Picos. Empresários financiaram compra de equipamento, que voluntários se revezam para carregar
segunda-feira, 11 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O grupo na trilha da Caixa de Fósforo, no passeio inaugural (Foto:  Jonathan Amorim/G1)
O grupo na trilha da Caixa de Fósforo, no passeio inaugural (Foto: Jonathan Amorim/G1)

Três amigos montanhistas de Nova Friburgo criaram juntos o projeto Montanha Solidária, para permitir que cadeirantes possam percorrer trilhas e subir até os picos, informa o portal de notícias G1. Com a ajuda de empresários, que preferiram se manter no anonimato,  compraram uma cadeira de rodas adaptada.

Uma das criadoras do projeto é Jaqueline Ernandes Machado. Ela explicou que a ideia é trazer a inclusão que falta nas montanhas. "As montanhas são de todo mundo", disse ela ao G1.

A primeira atividade foi realizada no domingo passado, 3, no Parque Estadual dos Três Picos. Até seis pessoas conseguem carregar o equipamento ao mesmo tempo, e se revezam a cada cinco minutos.No passeio inaugural, o grupo foi até o mirante da Caixa de Fósforo. O trajeto levou cerca de seis horas e contou com o apoio de 21 voluntários, que, entre outras funções, auxiliaram no revezamento da cadeira de rodas especial.

O primeiro a usar a cadeira foi Edmaicon Banca, de 38 anos. Ele é designer gráfico e agradeceu a oportunidade: "Quando eu abracei o projeto, acho que o pessoal nem sabia que eu era cadeirante. Eu trabalho como designer gráfico e me pediram para ajudar na divulgação. Na mesma hora, adorei o projeto e me entreguei mesmo para disponibilizar o pouco do tempo que eu tenho por essa causa, pela qual eu sempre lutei", disse ele.

Os voluntários conseguiram arrecadar quase R$ 7 mil reais para adquirir o equipamento. Agora, a ideia é que os passeios seja realizados pelo menos uma vez ao mês, por questão de logística.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: