A aprendizagem da leitura e da escrita, um ato coletivo que se dá pela interação: adulto/criança, criança/criança, criança/língua escrita. Portanto, o lugar mais adequado para essa interação é o ambiente escolar, ou seja, aquele que proporciona a troca constante de saberes entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
Os trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar favorecem as relações interpessoais e a circulação das informações necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita.
A pandemia dificulta essa relação extremamente necessária ao desenvolvimento dos nossos alunos, limitando as interações. Vivemos um momento de grandes transformações e mudanças na forma de ensinar/aprender.
Enfrentamos o grande desafio de sair do ambiente escolar, tradicional, das salas de aula e passarmos para esse novo ambiente dos computadores. Sem nenhum ensaio, tivemos que reinventar e adaptar as novas metodologias e meios. É um momento de aprendizagem para todos.
Alfabetizar na pandemia se tornou um desafio a ser superado por professores, alunos e famílias. Existiam muitas dúvidas e questionamentos em relação a alfabetização, e em meio a tudo isso, decidimos fazer o que era possível ser feito. O que não podíamos era paralisar a educação e o ensino.
A participação das famílias é de suma importância para o momento. São elas que estão ao lado, auxiliando o aluno na construção da escrita e fazendo a ponte das informações e as relações interpessoais, colaborando na aprendizagem.
A pandemia nos desafiou e fez nos reinventarmos. A vida é uma constante aprendizagem, vivemos sempre em processo de alfabetização e, mesmo nesse contexto atípico, com incentivo de nossa escola — Centro Educacional Monnerat — aceitamos esse desafio.
Estamos cumprindo nossa missão de apresentar esse vasto universo — leitura e escrita — a nossas crianças e, muito felizes... eles estão lendo!
* Rosania Rita Grativol, 57 anos, é formada no curso Normal Superior na Candido Mendes e atualmente é alfabetizadora no Centro Educacional Monnerat, Escola Pontinha de Sol, desde 2000.
Deixe o seu comentário