Águas de Nova Friburgo inicia a 13ª edição do concurso cultural

Iniciativa vai premiar estudantes, escolas e professores
terça-feira, 25 de março de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação - A diretora da concessionária, Danielle Moreira, destacou a importância da conscientização ambiental das crianças estimulada)
(Foto: Divulgação - A diretora da concessionária, Danielle Moreira, destacou a importância da conscientização ambiental das crianças estimulada)

A concessionária Águas de Nova Friburgo iniciou, na semana passada, a 13ª edição do concurso cultural Amigos da Água, com uma capacitação para professores, diretores e responsáveis pedagógicos da rede municipal de Educação. O evento, realizado no Teatro Municipal Laercio Ventura, marcou o começo das atividades do projeto, que tem como objetivo promover a educação ambiental nas escolas.

Realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura, o concurso envolve cerca de oito mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo turmas do programa Superando Índices e Garantindo Aprendizagens (Siga). A iniciativa mobiliza aproximadamente 70 escolas e mais de 450 profissionais da educação anualmente.

Com o tema "Lendas e histórias sobre a água", os alunos produzirão trabalhos em sala de aula, e os melhores projetos de cada ano escolar serão premiados. Além dos estudantes, professores e escolas também receberão reconhecimento. Os educadores responsáveis pelos melhores planos de aula — que incentivem a criatividade dos alunos na produção de desenhos e textos de até cinco linhas — serão homenageados pelo trabalho desenvolvido.

O concurso tem início sempre em março, em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março). Para lançar a edição deste ano, a concessionária promoveu um bate-papo sobre a história do município, meio ambiente e educação. O encontro contou com a participação da educadora ambiental Lia Caldas, que abordou o uso da criatividade e atividades expressivas para engajar os alunos. A diretora da Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira, destacou os avanços no saneamento do município.

"O concurso cultural é uma iniciativa consolidada. A cada edição, preparamos uma programação especial para abordar a preservação da natureza, o cuidado com a água e o meio ambiente para centenas de crianças. Acreditamos no poder transformador da educação e investimos nisso", ressalta Danielle Moreira.

Os trabalhos serão desenvolvidos em sala de aula até o final de maio, e a premiação está marcada para 26 de junho, no Teatro Laercio Ventura, onde alunos, professores e escolas vencedoras serão homenageados.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: