Na manhã do último sábado, 25, equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo foram acionadas para socorrer uma vítima que se feriu em mais um acidente de trânsito ocorrido no município. Desta vez, no bairro Olaria, onde três veículos se envolveram em uma colisão, por volta das 10h, na Alameda Barão de Nova Friburgo, próximo ao estádio do Friburguense. Uma mulher foi atendida no local, com ferimentos leves e liberada em seguida. O trânsito ficou em meia pista durante a ação dos bombeiros.
Situações como essa têm sido rotina nas vias de Nova Friburgo, onde o número de acidentes chama atenção e preocupa autoridades. Tanto é que as forças de segurança locais têm se unido em operações rotineiras com caráter de prevenção a acidentes reforçando a proposta da campanha Maio Amarelo. O foco tem sido a inspeção de motos e o combate a combinação perigosa direção x consumo de bebidas alcóolicas.
“Paz no trânsito começa por você”
No Brasil, cerca de 142 mil mortes no trânsito foram registradas nos últimos quatro anos, o que equivale a média de quatro vidas perdidas por hora. O número foi divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e mostra a necessidade de prevenção e conscientização dos motoristas e pedestres. Por isso, vem sendo realizada todos os anos a campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida no Trânsito.
Em 2024, o tema da campanha adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Paz no trânsito começa por você”’. O objetivo é incrementar uma série de ações a serem desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para que motoristas e pedestres entendam que cada um precisa fazer a sua parte.
Com a iniciativa, os órgãos de trânsito de todo o país buscam reduzir os números de acidentes e de letalidades nas estradas do país. E em Nova Friburgo não é diferente, visto que um número significativo de acidentes vêm sendo registrados, boa parte deles envolvendo motociclistas e cujas causas, na maioria das ocorrências, são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção.
“Além das ações do Maio Amarelo, em breve, ainda neste primeiro semestre, divulgaremos o Plano Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Urbana já aprovado. Teremos também uma intensificação com material didático referente à educação no trânsito para toda a rede municipal de ensino e para as redes que quiserem aderir a esse ritmo de ensino de trânsito nas escolas. E isso não apenas no sentido didático e teórico, como também no sentido prático, em parceria com outras instituições de ensino da cidade”, projetou o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo, Renato de Souza.
Estado do Rio: mais de cinco mil vítimas em 2023
Dados do Detran-RJ mostram que o Estado do Rio de Janeiro registrou aumento de mais de 19% nos acidentes nas ruas em 2023, na comparação com o ano anterior. As estatísticas levantadas pelo Detran e pelo Corpo de Bombeiros apontam que de 20.521 acidentes de trânsito no ano passado, 5.397 vítimas foram encaminhadas a hospitais e outras 694 morreram. Foram registrados 9.157 atropelamentos e 39.551 colisões.
E você, tem feito sua parte?
-
Está em dia com a revisão no seu veículo?
-
Quando bebe, deixa de dirigir?
-
Usa o cinto de segurança e pede para que todos os ocupantes do veículo façam o mesmo?
-
Respeita a sinalização?
-
Ao dirigir, coloca o celular para escanteio?
-
Respeita o limite de velocidade da via?
-
Nas motocicletas, usa o capacete?
-
Ao circular com a sua bicicleta, utiliza os equipamentos de segurança e a empurra quando transita pelas calçadas, comportando-se como um pedestre?
-
Atravessa na faixa?
-
Ao atender o celular na rua, para em um local seguro?
Participe também dessa corrente pela paz no trânsito: Mude a sua atitude, respeite as leis de trânsito e valorize o nosso bem mais precioso, a vida.
Deixe o seu comentário