No mês dedicado à conscientização e promoção de ações em defesa do meio ambiente, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) realiza desta segunda-feira, 17, à próxima sexta, 21, a sua Jornada Ambiental. O evento tem a finalidade de alertar a toda a população friburguense sobre a necessidade da preservação do ecossistema, sustentabilidade, estímulo à coleta seletiva de lixo e reciclagem.
Durante a jornada serão promovidas iniciativas voltadas para a conscientização da população quanto ao descarte de resíduos sólidos, como intervenções urbanas, com o apoio de secretarias municipais e palestras de empresas de Nova Friburgo que possuem boas práticas ambientais e se enquadram nos princípios de ESG (governança ambiental, social e corporativa). Todos os painéis são abertos ao público e as palestras serão realizadas na sede da Acianf, na Avenida Alberto Braune, 111, no Centro.
Com o tema: “Construindo consciência: a escultura do nosso lixo”, a Jornada da Acianf pretende também explorar as temáticas ambientais mais pertinentes à Nova Friburgo, garantindo a contribuição e participação de profissionais da área, além de chamar a atenção dos cidadãos para a coleta seletiva, descarte adequado e resgate da cooperativa de catadores.
"A Jornada Ambiental da Acianf demonstra a preocupação crescente com a necessidade do aprimoramento da gestão ambiental em todos os níveis, para estarmos atentos criando hábitos, práticas e políticas de prevenção de desastres ambientais já que estamos em área de risco. Dessa maneira buscamos identificar as melhores práticas tanto a nível empresarial como da educação ambiental. E também desenvolvermos o debate temático que mais importa a Nova Friburgo e sua sustentabilidade: suas matas e águas”, observa o ambientalista Fernando Cavalcanti, coordenador da Câmara de Meio Ambiente e Lixo Zero da Acianf.
A Jornada Ambiental da Acianf foi organizada através da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Lixo Zero, criada no final de 2023. Ela tem como objetivo ajudar a cidade a evoluir na temática ambiental, que hoje é mais do que uma urgência, é uma emergência planetária. Os princípios da Câmara se inserem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), nos quais a Acianf, dentro das suas limitações, auxiliará os projetos privados, a prefeitura e a população com avanços nas temáticas da crise planetária, em diversas ações concretas. Mais informações: (22) 99706-7614.
Deixe o seu comentário