Acianf aplaude decisão da Justiça pró-flexibilização

"Se os números aumentarem, não vemos problemas em um retrocesso pontual nas medidas", diz entidade em nota
quinta-feira, 25 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Julio Cordeiro, presidente da Acianf (Arquivo AVS)
Julio Cordeiro, presidente da Acianf (Arquivo AVS)

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) divulgou nesta quinta-feira, 26, nota sobre a decisão da Justiça que derrubou a liminar que vinha impedindo a retomada gradual da atividade econômica em Nova Friburgo. A seguir, a íntegra:

“O meio empresarial (e porque não dizer também os trabalhadores?), ficamos muito satisfeitos com essa decisão favorável da justiça, de iniciar a flexibilização em Nova Friburgo, dentro dos parâmetros estabelecidos, que nada mais é do que o mesmo movimento que está sendo realizado em cidades como Teresópolis, Petrópolis e também Cabo Frio. Acreditamos que no novo decreto a ser publicado haverá normas de proteção e prevenção, que evidentemente iremos seguir rigorosamente.

Entendemos que devemos continuar muito atentos a todas as normas, no uso de máscaras, no distanciamento social em lojas de grande volume, um ajuste de horário do comércio e da indústria, a fim de aliviar as lotações de transporte coletivos (ônibus), e principalmente no aumento do número de testagem em Nova Friburgo.

Esperamos também que as pessoas saiam às ruas o estritamente necessário, para que aquelas que precisam sair para trabalhar, ganhar o pão de cada dia, possam exercer suas funções com maior tranquilidade.

Estamos atentos ao movimento do crescimento ou não da pandemia, mas com certeza os procedimentos que iríamos fazer na área de prevenção, juntamente com os órgãos competentes, capitaneados pela Secretaria Municipal de Saúde, também a Guarda Municipal atuando na fiscalização rigorosa do uso de máscaras e de agrupamentos desnecessários de pessoas, continuarão para controlar o avanço da pandemia. Se for preciso algum retrocesso parcial, já existem alguns mecanismos que podem ser adotados como rodízio de CPFs e outros que possamos realizar, pontualmente, para tentar estabilizar esse efeito.

É importante notar que precisamos de mais leitos de UTIs, principalmente na rede municipal, de maneira que se houver um aumento no número de casos, tenhamos capacidade também de suportar e atender os pacientes.

Sempre bom esclarecer que o queremos através do isolamento é achatar a curva da propagação do vírus e não eliminar o vírus, pois é impossível. Portanto, a partir do momento que temos leitos suficientes e doentes dentro de certos parâmetros, continuamos na flexibilização. Se os números aumentarem muito, não vemos problemas em um retrocesso pontual nas medidas de flexibilização.

O isolamento é essencial e muito importante para toda a população, para o combate ao vírus e ressaltamos nosso pedido para que aqueles que estão no quadro de maior risco, continuem em suas casas, possibilitando os que necessitam sair às ruas para garantir o seu sustento, possam fazê-lo.

Essa é a nossa posição, dentro das melhores práticas preventivas de saúde, que vamos respeitar e divulgar, para que todos os colegas empresários e trabalhadores atendam às normas e então possamos ter a flexibilização constante, sem a necessidade de retroceder.”

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra