Abril fechou com saldo positivo na geração de empregos

Este foi o primeiro mês do ano em que todos os setores da economia local criaram mais vagas e demitiram menos
segunda-feira, 05 de junho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: China Daily/Agência Reuters)
(Foto: China Daily/Agência Reuters)

O mês de abril terminou com a criação de mais 310 vagas de trabalho em Nova Friburgo. Foram 1.737 admissões e 1.427 desligamentos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. Esta foi a primeira vez neste ano que todos os setores encerraram o mês com mais contratações que demissões, fechando com saldo positivo na geração de empregos.

A indústria foi o setor que gerou o maior número de vagas em abril com 106 novos postos de trabalho. Resultado de 538 admissões e 432 desligamentos. O setor de serviços teve o saldo positivo de 86 vagas novas e ocupa a segunda colocação na geração de empregos. O setor de construção vem em terceiro lugar, com a criação de 79 postos de trabalho. O comércio aparece logo em seguida com 38 novas vagas e a agricultura, em quinto lugar, com um novo posto de trabalho gerado no mês.

Apesar do saldo positivo, o número de novas vagas criadas em abril de 2023 é 43% menor que o criado no mesmo mês de 2022, quando foram gerados 545 novos postos de trabalho. Em abril de 2022, o setor de serviços foi o campeão, com 356 novas vagas, seguido do comércio, que criou 129 novos postos e da indústria, com 52.

Indústria acumula maior geração de emprego em 2023

A indústria está recuperando o fôlego. Depois de ser o setor com maior número de vagas encerradas em Nova Friburgo no ano passado, com 935 vagas a menos no ano passado, o setor industrial é o campeão na geração de empregos nos quatro primeiros meses de 2023, acumulando 231 novas vagas. Esse número é 218% maior que todos os postos de trabalho abertos pelo setor durante todo o ano de 2022, que encerrou com apenas 106 novas vagas nos quatro meses do em que fechou no positivo.

Em seguida vem o setor de serviços, com 191 novos postos de trabalho no município, entre janeiro e abril de 2023. A construção também segue aquecida, com mais 125 vagas criadas no período. Já o comércio encerrou 78 vagas nos quatro primeiros meses do ano e a agropecuária acumula menos 12 postos no período.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: