Abelhas são eleitas os seres vivos mais importantes do planeta

Apesar de sua importância, as abelhas enfrentam desafios crescentes.
sexta-feira, 28 de março de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

As abelhas desempenham um papel essencial na natureza, sendo consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, conforme a divulgou a Sociedade Geográfica Real. Esses pequenos insetos são responsáveis pela polinização de aproximadamente 70% das plantas que fornecem alimento para 90% da população mundial.

Apesar de sua importância, as abelhas enfrentam desafios crescentes. O uso excessivo de pesticidas, as mudanças climáticas e a destruição dos habitats naturais comprometem sua sobrevivência. Esse declínio pode gerar impactos severos na biodiversidade, já que muitas espécies dependem diretamente da polinização para se reproduzir.

Sem as abelhas, a produção de alimentos ficaria gravemente comprometida. Frutas, vegetais e grãos fundamentais para a alimentação humana e animal poderiam desaparecer, levando a um colapso na cadeia alimentar. Além disso, setores como a agricultura e a indústria de alimentos sofreram prejuízos econômicos significativos.

Além do mel: o papel das abelhas na agricultura

As abelhas também são indispensáveis para a produção de alimentos. Mais de 3/4 das espécies utilizadas pelo homem na agricultura dependem da polinização para uma produção de qualidade e quantidade significativas. Também de acordo com cientistas, 70% das culturas agrícolas dependem dos polinizadores.

A polinização das abelhas é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas. Como exemplo, um levantamento encomendado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos indicou que 100% das espécies de amêndoas, 90% das maçãs e mirtilos, 48% dos pêssegos, 27% das laranjas, 16% do algodão e 5% da soja dependem das ações das abelhas para prosperar. Isso, só para citar alguns alimentos consumidos pelos humanos. 

Além deles, culturas de maracujá, melancia, acerola, melão, pêra, ameixa, pêssego, abacate, goiaba, tomate, café, canola e até de flores como os girassóis são altamente dependentes da polinização por abelhas.

Curiosidades sobre as abelhas

Uma abelha campeira visita dez flores por minuto em busca do pólen e do néctar. Em média, uma abelha faz 40 voos diários, pousando em 40 mil flores. Abelhas operárias vivem em média de 45 a 60 dias. As rainhas podem viver até três ou quatro anos.

Abelhas melíferas recolhem o néctar das flores e o guardam numa bolsa localizada no fundo da garganta. Depois, ela volta para a colmeia e o néctar vai passando de abelha para abelha. A água evapora, o néctar engrossa e se transforma em mel. Se nascerem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra.

O zangão tem uma única função: copular com a rainha. E ao fazê-lo em pleno ar, morre logo depois. A rainha vive até dois anos, enquanto as operárias vivem pouco: não passam de um mês e meio de vida. Isso explica a quantidade excessiva delas nas colmeias. 

Apenas as fêmeas trabalham, ficando para os machos a responsabilidade de fecundar a rainha. Após cumprirem o papel, eles saem da colmeia e morrem de fome algum tempo depois.

As rainhas põem três mil ovos em apenas um dia. Enquanto carregam os ovos, suportam o peso equivalente a 300 vezes. Elas se alimentam de água, mel, néctar e pólen coletado das flores. Esses alimentos fornecem energia, vitaminas, proteínas, vitaminas, gorduras e sais minerais, além de hidratar a abelhinha. O zumbido do voo da abelha vem das 11,4 mil batidas das asas por minuto;

Dia Mundial das Abelhas

O Dia Mundial das Abelhas é comemorado anualmente em 20 de maio. A data, que é celebrada desde 2018, aumenta a conscientização sobre o papel essencial que as abelhas desempenham para manter as pessoas e o planeta saudáveis, aprende mais sobre os desafios que elas enfrentam atualmente e promove ações para protegê-las. 

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial das Abelhas comemora o aniversário de Anton Janša, um pioneiro da apicultura moderna na Eslovênia, onde é uma importante atividade agrícola com uma longa tradição.

 

*Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
ART E BIER - FESTIVAL DA CERVEJA ARTESANAL
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: