A prensa gráfica foi inventada em 1450 pelo alemão Johannes Gutenberg, surgindo então a função do gráfico, sendo ele próprio, o primeiro a executar a então nova profissão. Desde então a importância desse profissional só cresceu. Hoje, mais de 500 anos depois, praticamente tudo à nossa volta tem um dedo do gráfico, seja através de livros, revistas, jornais, propagandas, embalagens, folders, comunicação gráfica, tecidos e uma infinitude de mídias e aplicações que sem dúvida facilitam e colaboram para tornar o nosso cotidiano mais prático, sustentável e até mais bonito.
Por tudo isso e muito mais, se tornou um elemento fundamental e de peso para a nossa economia. Em 7 de fevereiro de 1923, data marcada por um movimento que buscava melhorias para a categoria, foi instituído o “dia do gráfico”.
Nas duas últimas décadas esse profissional precisou se reinventar, assim como todo o setor gráfico, por conta de uma gigantesca transformação tecnológica que mudou completamente processos de décadas e até centenários, dando lugar a automação de equipamentos, máquinas e sistemas que, sem dúvida, hoje facilitam a produtividade gráfica, mas traz o desafio da qualificação e a busca por conhecimento na mesma velocidade da inovação tecnológica. Parabéns a todos os gráficos!
Deixe o seu comentário