28 DE MAIO - Dia do Hambúrguer

Sanduíche é um dos mais amados do mundo
sábado, 29 de maio de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A pessoa está de dieta, mas bateu uma vontade danada de comer um hambúrguer, e não um simples hambúrguer, mas AQUELE hambúrguer, especial, completo, tipo um x-tudo. E a dieta, como é que fica? Não fica, esqueça por um momento, ao menos...

Hambúrguer é um dos sanduíches mais amados em todo mundo. E até mesmo os mais disciplinados seguidores de uma dieta sentem vontade, vez por outra, de saborear um deles,  inteiro, sem culpa, e nada de se contentar com uma mordidinha, um pedacinho dessa delícia que faz salivar só de sentir o cheiro.

Os que estão empenhados em perder peso acreditam que essa iguaria deve ser cortada do cardápio. Mas, se engana quem pensa que não é possível comer hambúrguer e ainda assim emagrecer. 

O segredo de qualquer alimentação saudável começa pela moderação, o que pode ser entendido como “deixar o hambúrguer para uma data especial e saboreá-lo sem exagero”, cuidando para que seja o mais saudável possível, suficiente para não comprometer a perda de peso. 

A ideia é fazer trocas e substituições inteligentes para diminuir as gorduras e calorias do prato, sem perder o sabor. Por exemplo, os vegetais são ricos em fibras e ajudam a garantir uma maior sensação de saciedade, diminuindo a chance de exagerarmos na quantidade de sanduíches. Além disso, as folhas estimulam a mastigação, e assim levamos mais tempo para comer.

Ao fazer um hambúrguer em casa dá para caprichar nos ingredientes saudáveis, utilizando carnes magras. Segundo nutricionistas, patinho, alcatra, músculo, são bons exemplos, além das carnes brancas, sem pele. Assim, se reduz o teor de gorduras sem perder o sabor.

As receitas preparadas com queijo e maionese são as mais gordurosas e calóricas. Por isso, substitua por opções mais leves, como alho, limão ou iogurte. Quanto ao pão, as receitas com farinha integral são sempre as ideais. Melhor ainda é comer hambúrguer sem pão, apenas a carne, ou envolvê-la em folhas de alface, por exemplo. 

E batatas fritas, como resistir? Se não conseguir pular esse item, escolha a versão assada. Elas ficam sequinhas, crocantes e deliciosas.. mesmo sem sal. É possível realçar o sabor de outras formas, acrescentando temperos naturais, como orégano e pimenta.

Bom apetite, curta sem culpa e bom fim de semana!

 

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra