10 de julho - Dia Mundial da Pizza

Tradição, sabores e paixão por um dos pratos mais queridos do mundo
quarta-feira, 09 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Celebrado nesta quinta-feira,10, o Dia da Pizza homenageia um dos pratos mais populares e requisitados em todo o mundo. Presente nas mesas de diversas culturas e amada por pessoas de todas as idades, a iguaria conquistou um espaço especial no coração, e no paladar, dos brasileiros.

O Dia Mundial da Pizza foi oficializado no Brasil em 1985, por iniciativa do então secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, durante um concurso que buscava as melhores pizzas daquele estado. O sucesso do evento foi tão grande que a data passou a ser comemorada anualmente, atravessando fronteiras e ganhando reconhecimento internacional.

De origem italiana, a pizza remonta ao século 18, em Nápoles, quando camadas de molho de tomate, queijo e ervas passaram a cobrir discos de massa assada. Com o tempo, ganhou variações e estilos em diferentes países, da tradicional marguerita às inovações com bordas recheadas, massas finas ou espessas, e recheios que vão do básico ao inusitado.

No Brasil, a pizza se tornou quase um símbolo nacional. Estima-se que mais de um milhão de unidades sejam consumidas por dia em todo o território nacional. São Paulo lidera o ranking: a capital paulista é considerada a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, atrás apenas de Nova Iorque.

Além de um fenômeno gastronômico, a pizza movimenta a economia. Segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, o setor emprega milhares de pessoas em todo o país, desde pizzaiolos e entregadores até fornecedores de ingredientes e equipamentos.

Neste 10 de julho, pizzarias de todo o Brasil costumam preparar promoções, festivais e cardápios especiais para comemorar a data com os clientes. Em Nova Friburgo, por exemplo, diversos estabelecimentos vão oferecer descontos e sabores inéditos.

Curiosidades sobre a pizza

1-A pizza marguerita foi criada em homenagem à rainha Margherita da Itália, nas cores da bandeira nacional: verde (manjericão), branco (mussarela) e vermelho (molho de tomate).

2-Sábado é o dia em que as pessoas mais comem pizza. Uma pesquisa realizada pela ECD Food Service apontou que os sábados são os dias favoritos no mundo inteiro para comer pizza. Pedir delivery é uma tradição para os verdadeiros amantes da redonda.

3. Pac-Man foi inspirado nas pizzas. Tohru Iwatani, designer de jogos e criador do icônico e memorável Pac-Man, se inspirou em uma pizza sem uma das fatias para criar o visual do personagem.

4- Apesar dos números impressionantes de pizzas consumidas no Brasil, existe um país que está à nossa frente. Os EUA lideram o ranking mundial, onde cerca de três bilhões de pizzas são consumidas por ano. O terceiro lugar fica para a França, onde o consumo chega a, aproximadamente, cinco quilos anuais. Já a Itália, apesar da forte tradição, fica apenas em quarto lugar, seguida pela Austrália.

5- A origem da palavra “pizza” é incerta. Uma das teorias é de que ela surgiu do termo latim picea, utilizado para indicar um objeto que foi tostado pelo fogo. Também há uma hipótese que defende que ela deriva da palavra pizzo, que vem do verbo pinsere, e significa “esmagar com as mãos”. Por fim, existe ainda a teoria de que “pizza” nasceu do termo bizzo-pizzo, palavra que vem do alemão antigo bissen e significa “mordida ou pedaço de pão”.

6- Nem sempre teve molho de tomate na pizza. Antes do século 16, era difícil encontrar tomate na Europa. Depois da popularização do ingrediente, o molho acabou sendo adicionado nas focaccias.

Seis sugestões de pizzas 

Seja qual for a sua preferência, o Dia da Pizza é uma ótima oportunidade para reunir amigos e familiares, preparar pizzas caseiras e celebrar a paixão mundial desse prato. Experimente novas combinações, organize um rodízio caseiro, divirta-se na cozinha e saboreie.

Margherita

Esse é outro ícone entre as receitas de pizzas italianas: a marguerita leva apenas molho, tomate, queijo muçarela e manjericão. É uma excelente opção para quem não come carne.

Peperoni

A pizza de pepperoni está entre os sabores mais desejados no mundo. A receita da pizza é simples e entre os ingredientes, você precisará de salame italiano, pimentão em rodelas, queijo muçarela em fatias e pimenta calabresa.

Frango & milho 

O bom dessa receita é a facilidade na adaptação. A quantidade de milho, queijos e até mesmo o frango pode ser facilmente adaptada às suas preferências pessoais.

Estrogonofe com batata palha

Para quem curte um sabor exótico, bem longe das versões clássicas italianas, essa é uma boa opção.

Chocolate com morango

Não tem erro! Tradicional e muito saborosa, essa dupla sempre está entre as mais pedidas. Chocolate faz o maior sucesso em todas as ocasiões. Misturado com o azedinho do morango, essa combinação fica ainda melhor.

Romeu e Julieta

O “casamento” de queijo com goiabada é sempre uma deliciosa opção de sobremesa, inclusive ao comemorar datas especiais. Tradicionalmente brasileira, essa mistura de sabores oferece a suculência do queijo combinada com o sabor inconfundível de uma goiabada bem caprichada.

Top 10 das cidades com mais pizzarias

  • São Paulo (SP) - 4.407 pizzarias

  • Rio de Janeiro (RJ) - 1.222 pizzarias

  • Brasília (DF) - 777 pizzarias

  • Curitiba (PR) - 679 pizzarias

  • Fortaleza (CE) - 547 pizzarias

  • Belo Horizonte (MG) - 538 pizzarias

  • Salvador (BA) - 427 pizzarias

  • Guarulhos (SP) - 363 pizzarias

  • Porto Alegre (RS) - 325 pizzarias

  • Goiânia (GO) - 319 pizzarias

 Fonte: Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra)

 

* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: