Desafio

Vinicius Gastin

Esportes

Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.

terça-feira, 14 de julho de 2026
por Vinicius Gastin

Maratona Serra Imperial movimenta atletas de corrida em Friburgo

As corridas de rua, que recentemente foram tema de audiência pública na Câmara Municipal, seguem a todo o vapor em Nova Friburgo, E pelo menos mais um grande evento irá movimentar a cidade nos próximos dias, reunindo atletas e amantes da modalidade, que não para de crescer e ganhar adeptos no município.

Acontece no próximo domingo, 19, a Maratona Serra Imperial. De acordo com os organizadores, a promessa é que este seja o maior evento de corrida da região, sendo esta a primeira maratona seletiva do Brasil, onde somente poderão se inscrever corredores que já tenham realizado uma maratona em menos de quatro horas e meia.

Contudo, também há opções paras aqueles que optam por distâncias menores e buscam se desafiar. Além da maratona terão mais três distâncias: 5, 21 e 30 quilômetros. Todas as provas terão largadas ao longo do Circuito Tere-Fri e chegadas no Sesc.

Para facilitar o acesso dos participantes, haverá um ônibus saindo da Praça do Suspiro para cada largada (as passagens devem ser adquiridas no mesmo site da inscrição, o www.ticketsports.com.br, até esta quarta-feira, 15).

O kit oferecido aos atletas conta com número de peito com chip, camiseta oficial, sacochila e medalha de participação para concluintes. Haverá ainda premiações com troféus para os cinco primeiros colocados no geral masculino e feminino, em todas as provas, e por faixa etária (de cinco em cinco anos) nas provas de 42, 30, 21 e 5k. A maratona também terá premiação em dinheiro.

Corrida de Inverno SM 2026

Outra opção para os amantes da corrida de rua em Nova Friburgo é a Corrida de Inverno SM 2026. O evento, já com inscrições abertas, será realizado em 2 de agosto, com percurso pelo centro da cidade. A largada acontece a partir das 7h, na Avenida Alberto Braune, em frente ao supermercado SuperMarket. A expectativa é reunir até 1.500 participantes.

A corrida será disputada na categoria individual masculino e individual feminino, onde cada atleta correrá 4 ou 8 quilômetros, com os percursos divulgados no site www.corridadeinvernosm.com.br. Também há a opção da caminhada de dois quilômetros, sem premiação em troféu ou valores. A retirada de kits para participantes da corrida acontecerá no dia que antecede o evento, ou seja, dia 1º de agosto, no supermercado, das 9h às 17h.

São premiados os cinco primeiros colocados gerais por ordem de chegada, no masculino e feminino, com premiação em dinheiro, e também por categorias.

Manual de corridas

O crescimento das corridas de rua é notório em Nova Friburgo, e levou a Câmara de Vereadores a realizar, recentemente, uma audiência pública para discutir os desafios para a realização desses eventos no município.

A discussão, proposta pelo vereador Maicon Gonçalves (Mobiliza), reuniu representantes do poder público, entidades esportivas, organizadores de provas, assessorias de corrida e atletas.

Um dos principais destaques da audiência foi o anúncio da elaboração do Manual de Corrida de Rua de Nova Friburgo, que reunirá, em um único documento, todas as orientações, exigências e procedimentos necessários para a organização e legalização de eventos da modalidade.

  • Foto da galeria

    Estrada Tere-Fri se transforma em pista de atletismo e desafia corredores e maratonistas (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Foto da galeria

    Registro da edição anterior da Corrida de Inverno: organização espera até 1,5 mil corredores (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.