Vacinação de crianças e adolescentes

Em Friburgo, estão previstas ações itinerantes nas escolas
terça-feira, 07 de outubro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
Vacinação de crianças e adolescentes

Teve início nesta segunda-feira, 6, em todo o país, a campanha de multivacinação destinada a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos. A mobilização nacional se estenderá até o próximo dia 31 nos postos de saúde e, no próximo dia 18, um sábado, está prevista uma ação especial Dia D. Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde, elaborou uma estratégia diferente. Além da imunização que acontecerá normalmente nos postos de saúde, haverá aplicação de doses itinerantes nas escolas ao longo de todo este mês. O calendário, no entanto, ainda não foi divulgado. 

Para esta mobilização nacional foram disponibilizadas pelo Ministério da Saude, 6,8 milhões de doses. Além das vacinas de rotina do calendário infantil e dos adolescentes, haverá ênfase nas ações de prevenção e combate ao sarampo, febre amarela e HPV. 

O ministério informou ainda que a vacinação nacional seguirá a estratégia de microplanejamento, que permite organizar ações de acordo com a realidade de cada território, identificando áreas de risco, locais com baixa adesão e espaços estratégicos para a vacinação. Foram repassados R$ 150 milhões em apoio às gestões locais.
A campanha ocorre em um momento de atenção redobrada para a saúde pública. Embora o Brasil tenha eliminado doenças como poliomielite e sarampo, é fundamental manter altas coberturas vacinais para evitar que esses vírus voltem a circular.   

LEIA MAIS

Estado não atinge o índice recomendado de 95% desde 2016. Em Nova Friburgo, menos de 58% das crianças com mais de 1 ano receberam o reforço

Na ação itinerante serão imunizados cães e gatos

Ação é voltada à atualização das cadernetas e, em Friburgo, acontecerá em cinco unidades básicas de saúde

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacinação