O novo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Pedro Cunha Cruz, será empossado com cerimônia neste sábado, 23, às 9h, na Catedral São João Batista. Neste evento que reunirá autoridades eclesiásticas, civis e representantes da comunidade católica, será lida a bula de nomeação do novo bispo pelo Papa Leão XIV, feita a entrega do báculo e a saudação oficial. Esses atos não serão abertos ao público, somente para convidados.
Em seguida, Dom Pedro celebrará sua primeira missa como novo bispo da Diocese de Nova Friburgo, às 10h, no ginásio esportivo Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores, na Rua Augusto Spinelli, próximo à catedral, onde Dom Pedro receberá a saudação dos fiéis católicos. Todos os atos serão transmitidos ao vivo pela Rede Vida de Televisão.
Dom Pedro Cunha Cruz é carioca e foi nomeado bispo em 2011 pelo Papa Bento XVI. É mestre e doutor em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Desde 2015, servia como bispo da Diocese de Campanha, no interior de Minas Gerais, onde se destacou pelo zelo pastoral, pela atenção à formação do clero e pela proximidade com os fiéis. Na Diocese de Friburgo, Dom Pedro sucederá Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, que foi transferido, em abril, para comandar a Diocese de Itapetininga, no interior paulista.
Sobre a Diocese de Friburgo
(Foto: Henrique Pinheiro)
Criada em 1960, a Diocese de Nova Friburgo abrange 19 municípios do Estado do Rio de Janeiro, organizados em três vicariatos: Sede, Norte e Litoral. Com 60 paróquias, a Diocese é marcada pela diversidade cultural, pelas belezas naturais da região serrana e litorânea, e pela intensa vida de fé e missão evangelizadora.
Deixe o seu comentário