Laje obtém a posse definitiva do terreno onde funciona há 96 anos

Com a medida oficializada por lei municipal, instituição terá benefícios
quinta-feira, 26 de junho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Perto de completar um século de serviços prestados a Nova Friburgo oferecendo assistência e abrigo a dezenas de idosos, o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) ganhou um “presente” nesta semana, motivo de comemoração por sua diretoria e funcionários. Na última segunda-feira, 23, o prefeito Johnny Maycon (PL) sancionou a lei municipal 5.093, que autoriza o município a doar para o Laje o terreno na Rua Souza Cardoso, no bairro Lagoinha, onde a instituição assistencial funciona desde 1927. 

A doação é resultado de um projeto apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Joelson do Pote (PDT) aprovado por unanimidade no último dia 10. O vereador explica que a direção do Laje temia pela insegurança de funcionar em um espaço que a qualquer momento poderia ser requisitado pelo proprietário, no caso o município, o que comprometeria o trabalho filantrópico realizado há décadas. Com a doação, o Laje poderá obter benefícios como repasses diretos de emendas parlamentares.           

A lei municipal determina ainda que a escritura pública da doação do terreno tenha uma cláusula que assegure a permanência da Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, que funciona em um anexo do terreno do Laje, até que a instituição parceira no atendimento assistencial de crianças, jovens e adultos, consiga um novo espaço.   

(Foto: Henrique Pinheiro)

Sobre o Laje    

O Lar Abrigo Amor a Jesus é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e segue as normas previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Laje funciona com uma equipe técnica composta por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, recreadores, médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, cuidadores, além de equipes de apoio de lavanderia, limpeza, cozinha e equipes administrativas e de serviços logísticos.

Grandes avanços foram conquistados nos trabalhos de recuperação física e psicológica dos idosos, proporcionando aos assistidos condições para que se mantenham com a autoestima elevada. Isto se deve, também, aos trabalhos constantes de resgate das relações familiares e a inserção dos idosos na comunidade, através de participações em festas, bailes, passeios, idas a parques e shoppings, sempre com acompanhamento das equipes de colaboradores e voluntários.

(Foto: Henrique Pinheiro)

Como todas as instituições assistenciais, o Laje recebe verbas públicas para seu funcionamento, mas necessita sempre de ajuda financeira para garantir o atendimento aos vovôs e vovós abrigados, e isso, geralmente, é feito com a benevolência de voluntários. Quem quiser colaborar com essa tradicional instituição friburguense pode procurar a secretaria na Rua Souza Cardoso, 403, Lagoinha, ou pelo telefone (22) 2522 5130. Mais informações no site oficial www.portal.laje.org.br e nas redes sociais do Laje. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: