Depois de Itaperuna e Campos, servidores da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), seguem para a segunda semana de escutas públicas presenciais pelas regiões fluminenses. Nesta segunda-feira, 12, será a vez de Nova Friburgo e, na terça-feira, 13, Cabo Frio, na Região dos Lagos. Em Friburgo, a escuta pública será às 17h no Teatro Municipal Laercio Ventura.
“Quando o Governo do Estado vai até a ponta, escuta e valoriza quem faz cultura, damos um passo importante para garantir mais acesso aos recursos. Estamos sempre em diálogo aberto com a sociedade para pensarmos juntos em estratégias pertinentes para o setor”, declarou o governador Cláudio Castro.
Até junho, os representantes da Sececrj percorrerão as dez regiões fluminenses para ouvir as demandas e discutir políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do setor cultural. As escutas públicas são parte do processo de elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) para execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), conforme instruções do Ministério da Cultura (MinC).
Aqueles que não puderem comparecer, podem participar do diálogo com o Estado de forma online. A iniciativa já foi realizada desta maneira em 2024, ano em que a Sececrj investiu mais de R$ 100 milhões em recursos em todo o território fluminense através da PNAB.
“O processo de escuta, principalmente quando vamos presencialmente em cada região, fortalece a nossa política de descentralização dos recursos da pasta. A partir das questões levantadas nos encontros, a Sececrj vai traçar um plano de ações a serem realizadas pela Cultura ao longo dos próximos quatro anos”, afirma a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Durante os encontros presenciais, a Secretaria estadual de Cultura tem também apresentado um material de prestação de contas sobre a execução do primeiro ciclo da PNAB, referente aos sete editais lançados no último ano, que premiaram mais de 1.100 projetos.
Deixe o seu comentário