Dupla vitória

Vinicius Gastin

Esportes

terça-feira, 29 de abril de 2025

Base do Friburguense conquista bons resultados fora de casa

O Friburguense segue a sua caminhada no Campeonato Carioca da Série A2, nas categorias infantil e juvenil, e trouxe do Rio de Janeiro resultados importantes neste final de semana. O Tricolor da Serra encarou o Audax neste domingo, 27, e venceu ambas as partidas. No Sub-17 a bola nem chegou a rolar, e o 3 a 0 anotado no placar foi por W.O. Já no Sub-15, com boa atuação, o Frizão venceu por 3 a 1, mesmo placar que havia feito diante da Cabofriense, no jogo de estreia.

No próximo domingo, dia 04 de maio, os meninos da base do Friburguense voltam a jogar em casa, contra o Sâo Cristóvão. As partidas, no Eduardo Guinle, acontecem às 13h e 15h, com entrada gratuita.

Segundo o regulamento, o grupo A da competição conta com as equipes do Petrópolis, São Gonçalo, Pérolas Negras, Resende, Audax Rio, Cabofriense, São Cristóvão, Rio de Janeiro, 7 de Abril, Bonsucesso, Artsul e Nova Cidade. O Friburguense está na chave B, juntamente com Araruama, Duque de Caxias, América, Americano, Olaria, Campo Grande, Serra Macaense, Paduano, Barra Mansa e Niteroiense. As equipes de um grupo enfrentam as do outro, mas com a pontuação dentro da própria chave avançando os quatro primeiros colocados de cada lado.

Dos clubes da Série B1, apenas Serrano, que é o atual campeão no Sub-15, e Carapebus não disputam. Barra da Tijuca, Macaé, Uni Souza, Belford Roxo, Goytacaz e Zinzane, todos da B2, surpreendentemente também ficaram de fora. Vale ressaltar que, no caso das divisões de base, clubes da segunda (A2), terceira (B1) e quarta (B2) divisões atuam juntos. O América é o atual campeão no Sub-17.

Os jogos da categoria juvenil sempre têm início às 13h, enquanto a categoria infantil joga às 15h, seguindo exatamente a mesma tabela até o final da primeira fase.

 

Sequência do Friburguense

04/mai, Dom - Friburguense x São Cristóvão, Eduardo Guinle

11/mai, Dom - Resende x Friburguense, Trabalhador

18/mai, Dom - Friburguense x Rio de Janeiro, Eduardo Guinle

25/mai, Dom - Negras x Friburguense, a definir

 01/jun, Dom - Friburguense x 7 de Abril, Eduardo Guinle

08/jun, Dom - São Gonçalo x Friburguense, a definir

15/jun, Dom - Friburguense x Bonsucesso, Eduardo Guinle

22/jun, Dom - Petrópolis x Friburguense, a definir

29/jun - Dom - Friburguense x Artsul, Eduardo Guinle

06/jul, Dom - Nova Cidade x Friburguense, Joaquim A. Flores

 

 

Benefícios

Exercícios podem prevenir quedas em idosos e melhorar recuperação

Os brasileiros estão vivendo mais, e as pessoas com idade acima de 65 anos já passam de 10% da população, conforme dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cuidados simples previnem uma das principais causas de diminuição da qualidade de vida entre os idosos, que podem, inclusive, resultar em incapacidade permanente e morte: as quedas.

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) estima que, anualmente, um terço das pessoas com mais de 65 anos sofrem quedas, proporção que sobe para 40% entre os idosos a partir de 80 anos. E o local onde ocorrem mais quedas é dentro da própria casa.

A fisioterapeuta Raquel Gonçalves, doutora em ciências da reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP), diz que a população já tem mais consciência sobre as adaptações necessárias no ambiente, como a retirada de tapetes, colocação de barras de apoio em locais de maior perigo, como o banheiro, e o uso de sapatos antiderrapantes. Ainda existem, porém, pessoas que negligenciam a atividade física, essencial para melhoria da resistência, flexibilidade e equilíbrio, o que reduz o risco de quedas.

"A pessoa que se mantém ativa ao longo da vida ou começa a fazer exercícios vai ter um processo de envelhecimento muito diferente. A gente fala muito de sarcopenia, que é a perda de massa muscular e se você faz atividade física, você evita essa sarcopenia, que já começa aos 30 anos. Então, quando você chegar aos 65, 70 anos, se mesmo assim eventualmente acontecer algum tipo de queda ou fratura, a recuperação é muito mais fácil", complementa Raquel.

De acordo com a especialista, mesmo quem já é idoso e não acumulou essa reserva ao longo da vida, se beneficia dos exercícios iniciados nessa fase. A reabilitação após a queda é essencial para que a pessoa recupere sua qualidade de vida:

"Eles podem ser administrados por um fisioterapeuta, mas também podem ser reproduzidos por um familiar ou um cuidador. Mesmo exercícios simples de equilíbrio, de força muscular, já contribuem muito."

  • Foto da galeria

    Base do Frizão busca dois bons resultados fora de casa no Estadual (Foto: Vinicius Gastin)

  • Foto da galeria

    Atividade física é essencial para melhoria da resistência, flexibilidade e equilíbrio, que reduz o risco de quedas (Valter Campanato / Agência Brasil)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.