O Espaço Arp promoveu no último sábado, 5, mais uma edição do tour histórico, no qual, participantes previamente agendados conhecem os bastidores do atual empreendimento comercial friburguense que reúne mais de 180 empresas e funciona nas antigas dependências da icônica Fábrica de Rendas Arp. Nesta edição, além de curiosidades da indústria que marcou época em Nova Friburgo, de 1911 a 2011, o passeio propiciou aos visitantes conhecer um pouco da história de A VOZ DA SERRA que celebrou 80 anos de fundação e circulação ininterrupta, nesta segunda-feira, 7.
(Foto: Henrique Pinheiro)
Guiados pela turismóloga Laís Erthal, da Raiz Turismo Receptivo, filha da ex-revisora do jornal, Ana Erthal, os visitantes estiveram no parque gráfico do jornal, no bloco 12 do Espaço Arp, e foram recepcionados pela diretora, Adriana Ventura. Ela narrou como ocorre o processo de produção industrial das edições diárias e contou a história do jornal fundado por seu avô, Américo Ventura, e que passou pelo comando de seu pai, Laercio Ventura, por quatro décadas. Com o falecimento dele, coube a Adriana dar continuidade ao legado da família à frente de um dos mais antigos jornais do interior fluminense. A bonita trajetória de A VOZ DA SERRA, que é referência na região, encantou os visitantes que conheceram antigos equipamentos da redação e até a antiga bicicleta usada para entrega dos exemplares aos assinantes no passado. Os participantes do tour ainda receberam exemplares da edição comemorativa dos 80 anos do jornal.
(Foto: Henrique Pinheiro)
As celebrações pelo aniversário do jornal continuaram nesta segunda-feira com a abertura de uma exposição, no bloco 11 do Espaço Arp, sobre a história de um dos veículos de comunicação mais longevos do Estado do Rio de Janeiro, em circulação. A mostra com curiosidades, equipamentos antigos e a sintonia com o futuro do jornalismo digital poderá ser conferida pelo público a partir desta terça-feira, 8.
(Foto: Henrique Pinheiro)
Deixe o seu comentário