Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Na luta novamente

Vinicius Gastin
Esportes
Victor Dias tem desafio por novo evento de MMA, nesta sexta-feira
Por um novo evento, mas com o mesmo objetivo: Victor Dias buscará novos passos rumo ao crescimento no mundo do MMA. O lutador de Nova Friburgo encara, nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, Carlos Lozoya. O embate é válido pela categoria Pesos Leves CombatFC / World Championship Fighting.
Considerado já um “veterano” da Contender Series, Dias não terá uma missão fácil pela frente. Lozoya é bicampeão deste evento, já estabelecido como a principal organização de Mixed Martial Arts (MMA), na costa leste do Estados Unidos. O CombatFC / World Championship Fighting, fundado em junho de 2006, possui sede em Boston, e é transmitido exclusivamente pelo UFC Fight Pass.
Em seu último compromisso, em setembro do ano passado, Victor Dias fez a luta principal do LFA 192, mas acabou derrotado pelo americano Mark Climaco. O duelo, válido pela categoria Peso Mosca, aconteceu na Kaiser Permanente Arena, em Santa Cruz, na Califórnia. O adversário do friburguense conquistou a vitória por decisão unânime (29-28, 30-27, 30-27).
Antes deste desafio, Victor Dias havia vencido, em outro evento de MMA, o norte-americano Mecca, na cidade de Minnesota, nos EUA. Também fazendo a luta principal do evento, contra o ex-UFC Justin Scoggins, Dias precisou apenas do primeiro round para derrubar o seu adversário.
Pela Paz
Ministério do Esporte lidera reunião por estratégia de combate à violência em eventos esportivos
O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli, do Ministério do Esporte, se reuniu com representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria Nacional de Trânsito, do Instituto Nacional de Educação no Trânsito, da Confederação Brasileira de Futebol e da Associação Nacional das Torcidas Organizadas, para discutir as medidas que devem ser adotadas para enfrentar e reduzir os episódios de violência e dar mais segurança ao público que prestigia eventos esportivos em todo o país.
A reunião é fruto da preocupação com o aumento dos episódios de violência registrados nos últimos meses, que já deixaram mortos e feridos em várias regiões do país, nos estádios e fora deles, envolvendo integrantes de torcidas organizadas.
Luiz Cláudio do Carmo, presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas, que participou da reunião de forma virtual, vê a inciativa como fundamental para alcançar a meta de transformar os estádios de futebol em um ambiente de paz e respeito mútuo.
Recentemente, o Ministério do Esporte levou ao ar, por meio de diferentes tipos de mídias e pelos grandes veículos de comunicação em todo o país, uma campanha educativa cujo eixo central era a paz nos estádios de futebol. A campanha “Cadeiras Vazias” alertava para as tragédias provocadas por brigas de torcidas nos estádios que resultaram em perdas de vidas, tristeza irreparável e sofrimento para as famílias das vítimas.
Campanhas em todo país
Em 2023, foram registradas 30.000 mortes no trânsito e mais de 180.000 feridos graves, segundo dados do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. E os custos para tratar as vítimas desses acidentes são estimados em R$ 50 bilhões por ano, considerando impactos econômicos e sociais.
Dados da PRF apontam que 15% dos acidentes com ônibus e vans envolvem veículos clandestinos. Em operações recentes, foram apreendidos mais de 3.500 veículos irregulares em rotas para eventos esportivos. O excesso de velocidade, segundo esses dados, é responsável por 30% dos acidentes fatais. O uso do celular ao volante, um dos principais fatores de distração, está associado a 20% dos acidentes graves. Por fim, a combinação de álcool e direção está presente em 01 a cada 05 acidentes fatais.
A CBF, representada na reunião pelo Oficial de Segurança, Nilton Mascarenhas, acredita que o esforço de todos é fundamental para o resgate da paz nos eventos esportivos. E destaca que, no caso específico do futebol, o comprometimento da Associação Nacional das Torcidas Organizadas com essa causa é indispensável.
As ações sugeridas durante a reunião deverão ser parte de um planejamento que amplie a identificação de parceiros estratégicos e permita o desenvolvimento de novas campanhas em todo o território nacional.

Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário