Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Na briga
![](https://avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/imagem_do_whatsapp_de_2023-12-01_as_17.35.03_765cc120.jpg?itok=vIAp5wUR)
Vinicius Gastin
Esportes
Rio e Niterói representam o Brasil na candidatura para sediar Pan de 2031
A Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovou a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.
O ministro do Esporte, André Fufuca, participou da reunião ao lado dos prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves. A possível escolha dos dois municípios também pode trazer consequências positivas para Nova Friburgo e todo o interior do Estado, uma vez que os olhos de todo o mundo, poderão, mais uma vez, se voltarem para o Brasil.
Após a aprovação pelo COB, Fufuca destacou o impacto positivo que uma competição desse porte pode trazer para o país. “Agora iremos trabalhar para garantir um legado. Acredito que os benefícios dos Jogos não ficarão restritos ao alto rendimento, mas também ao esporte de base, alcançando comunidades, periferias, distritos e povoados. O esporte, aliado à educação, é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade”, afirmou o ministro.
A região já recebeu grandes eventos esportivos, como os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2007, as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014. “Temos um Pan-Americano pronto, assim como temos uma Copa do Mundo Feminina pronta. As estruturas e a logística estão 90% executadas. O governo federal estará ao lado para realizarmos os melhores Jogos da história”, acrescentou Fufuca.
A cidade do Rio de Janeiro ainda sediará em 2025, o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, com o apoio do Ministério do Esporte (MEsp).
Os prefeitos Rodrigo Neves e Eduardo Paes também enfatizaram a importância do legado esportivo e os trabalhos que serão realizados caso as cidades sejam escolhidas. “O legado esportivo será extraordinário. Temos condições de, nos próximos seis anos, trabalhar para construí-lo”, disse Neves.
“Reiteramos o compromisso de, caso sejamos bem-sucedidos e conquistemos a oportunidade de sediar os Jogos, priorizar os atletas, o esporte e a evolução do esporte brasileiro. Além disso, deixaremos um legado duradouro para as cidades e estaremos ao lado do comitê organizador”, completou Paes.
Nos próximos passos, Rio e Niterói enviarão um relatório detalhado à Panam Sports, explicando como as modalidades serão divididas entre as cidades. Até abril, a entidade analisará a proposta e poderá aprová-la ou solicitar ajustes. A escolha da cidade-sede está prevista para agosto.
“O COB mostrou a maturidade do movimento olímpico brasileiro nesta quarta-feira. Ficamos muito felizes em ter uma candidatura brasileira pleiteando a realização dos Jogos Pan-Americanos, com duas cidades irmãs, Rio de Janeiro e Niterói. Desejo muita sorte e trabalho duro às equipes das cidades candidatas e tenho certeza de que, por aqui, no movimento olímpico, nos manteremos cada vez mais atentos para contribuir permanentemente com a evolução do esporte no Brasil”, pontuou o presidente do COB, Marco La Porta.
Para o MEsp, a realização dos Jogos Pan-Americanos e Parapanamericanos em solo brasileiro será uma oportunidade a mais para a nossa torcida ver de perto a qualidade do desempenho alcançado pelos nossos atletas, que certamente conquistarão vitórias e quebrarão recordes, reafirmando a condição brasileira de potência esportiva mundial.
![Foto da galeria](https://avozdaserra.com.br/sites/default/files/colunas/esporte-foto-1-pan_0.jpg)
![](https://avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/imagem_do_whatsapp_de_2023-12-01_as_17.35.03_765cc120.jpg?itok=vIAp5wUR)
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário