Começa o Carnaval 1975. Tudo pronto para quatro dias de folia

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 08 de fevereiro de 2025

Edição de 8 e 9 de fevereiro de 1975

 

 Manchetes

Carnaval começa e a cidade tem esquema preparado para quatro dias - Fontes de Municipalidade anunciaram que todo o esquema para que o friburguense se divirta nos próximos quatro dias foi montado obedecendo, em linhas gerais, o mesmo plano dos anos anteriores. Cerca de 150 PMS, 45 policiais civis, 28 do Juizado de Menores, sete viaturas da PM e três da Civil, além de um reforço de quatro camionetes da prefeitura, estarão de prontidão para fiscalizar quanto a proibição da venda de bebidas alcóolicas. Na Avenida Alberto Braune estarão desfilando 1.100 sambistas pertencentes a dez blocos carnavalescos enquanto 2.870 sambistas irão se apresentar nas escolas de samba.

Marialva: vai deixar cair - Retornando a Friburgo, após 19 anos, Marialva é a grande onda do carnaval de rua, este ano surgindo como o grande destaque. Ela será atração da Vilage no desfile da Avenida Alberto Braune. Segundo nos informa a semana bem informada turma do Colunão, Marialva, nasceu em Friburgo (Morro do Cordoeira) há 19 anos, foi pequenina para o Rio, trabalhou em diversas atividades (quase sempre como doméstica ou babá), mas mesmo assim, conseguiu curso no Colégio Piedade (uma bolsa concedida pelo ministro Gama Filho).

Decoração é criticada - Se a prefeitura acertou na subvenção ao carnaval de rua, oferecendo às escolas, ranchos e blocos recursos antecipados para uma boa participação, ela a PMNF, está sendo criticada pela decoração apresentada na Avenida Alberto Braune. A pobreza da decoração e a falta de inspiração no tema, são os maiores fatores de crítica popular.

Bancos fecham na quarta-feira de cinzas - A rede bancária de Friburgo não vai funcionar na próxima quarta-feira de cinzas, segundo acordo em comum entre os gerentes de bancos. O comércio vai abrir após às 12 horas. Feira livre terá funcionamento normal. Recolhimento de lixo na cidade será feito somente na segunda-feira de momo, voltando o serviço a se normalizar na quarta-feira de cinzas.

Assalto - Na Loja Moreninha, de propriedade do sr. Astrogildo Pereira Ferro, situadas na Rua Coronel Zamith, 175, Bairro Ypu, ladrões levaram pasta contendo dez notas promissórias no valor de Cr$ 100 mil cada uma e talão de cheques do Banco Comércio e Indústria.

Agressões - Medicados no Posto de Urgência, Antonio da Silva, 33 anos, apresentando ferimentos por agressão a socos e facadas. Aos quinze minutos desta madrugada medicada no P.U. Maria José da Silva, 33 anos, reside em Olaria, com ferimentos ocasionados por agressão. Os dois foram medicados e liberados. 

 

Colunão 

Turismo o que é - Por mais incrível que pareça, Friburgo desde o ínicio deste 1975 recebeu turistas de vários países, que vamos mencionar abaixo, de acordo com registros, assinaturas e dados fornecidos pelo Centro de Turismo. Alguns países são: Venezuela, Peru, Alemanha Ocidental, França, Grécia e Espanha. Recebemos, também, visitas turísticas de todos os estados do Brasil.

O nosso Sepetiba - Comemorou mais um aniversário na última segunda-feira, 3, recebendo os inúmeros abraços de que se faz jus, seja pela simpatia pessoal, seja também pela vocação do empresário “muito para a frente” que fez, também com que a sua empresa, onde é sócio, a famosa Padaria Santo Antônio, seja um orgulho para a cidade.

Em Confiança - Num bate papo com o pessoal do Colunão, Hélio Cunha (vice-presidente da Vilage) afirmou que ‘Vamos sair, não para ganhar o carnaval: apenas queremos mostrar o nosso trabalho ao povo de Friburgo”. Entretanto, estamos seguramente informados de que a Vilage já tem encomendados 50 barris de chope, para comemorar a vitória...

Pouco a falar do Country - Pouco a falar do Carnaval do Country neste ano. Será, como sempre, o melhor Carnaval do Estado do Rio. Ideia original a sua decoração, pois propõe um enigma: Como será o Carnaval daqui a 50 anos, uma carnaval 2.025, 2.025, 2.025, 2.025, 2.025...

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Alberto Paulo Kunsel, Acyr Mello Pinheiro e Sebastião Rodrigues Banjar (10); Humberto El-Jaick, Wanda Latine, Maria José, Marinete Almeida, Suely Segal e Roxana Vilarinho (11); Conceição Pinto e Zely Macedo (12); Lair Ventura, Nedyr Schuabb e Gilse Coutinho (13); José Bassani, Hélio Dias, e Denise Dutra (14); Rogério Assis, José Augusto e Juvenal Marques (15); Humberto Chaves e Fernando Augusto (16).

 

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima sob supervisão de Henrique Amorim 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.