Data marcada

Vinicius Gastin

Esportes

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Rio x Minas abre o calendário 2025 do Futebol de Mesa no Estado

Um dos esportes que mais trazem medalhas e pódios para Nova Friburgo nos últimos anos, o futebol de mesa terá o seu primeiro evento oficial, promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Estado, na próxima semana. A temporada 2025 da Regra 12 Toques começa com o tradicional confronto entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, conhecido como Rio x Minas. Nos dias 25 e 26 de janeiro, Juiz de Fora, em Minas Gerais, será o cenário desse embate que reúne os melhores atletas dos dois estados.

No primeiro dia, as seleções de Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 12 atletas cada, medirão forças em partidas no formato 6×6. Na última edição, a equipe carioca dominou, conquistando o título com uma vitória expressiva de 70×37. Enquanto Minas busca uma revanche neste ano, o Rio tentará manter a hegemonia conquistada em 2024.

O segundo dia promete disputas ainda mais acirradas na competição individual. Os 16 melhores atletas de ambos os estados estarão divididos em quatro grupos de oito competidores cada, lutando pelo título. Em 2024, Nando, atleta do Vasco da Gama, sagrou-se campeão ao vencer seu companheiro de equipe Igor na final, por 4x2.

O Rio x Minas 2025 é um evento imperdível para os apaixonados por Futebol de Mesa e marca o início de mais uma temporada repleta de emoção e rivalidade saudável, entre dois grandes polos da Regra 12 Toques.

 

 

Alerta

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde

Se o uso de esteroides anabolizantes sem real necessidade médica é prejudicial à saúde, o consumo dessas substâncias torna-se ainda mais nocivo se tiverem sido produzidas de forma clandestina.

O alerta é de especialistas e autoridades de saúde, na esteira de uma operação policial no Rio de Janeiro e em Brasília, que desarticulou uma quadrilha especializada na fabricação e venda desses produtos, em todo o Brasil.

A ação terminou com 15 pessoas presas e mais de dois mil frascos de anabolizantes apreendidos. Os criminosos comercializavam os produtos pela internet.   Segundo a investigação, o processo de fabricação não passava por fiscalização e continha até uma substância utilizada para matar piolhos — o benzoato de metila.

O diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Clayton Dornelles, lamenta que o uso dessas substâncias ilícitas tenha se tornado muito comum. “Tem um mercado clandestino”, constata. Segundo Dornelles, a produção desses medicamentos falsos é feita sem controle de qualidade, em local insalubre – muitas vezes em garagem ou fundo de quintal – e com perigo de contaminação. “Isso pode trazer infecção grave”, afirma.

Medicamentos classificados como de uso controlado, os esteroides androgênicos anabolizantes são substâncias sintéticas (fabricadas) derivadas do hormônio testosterona, o chamado “hormônio masculino”, que dá características como barba, cabelo e pelos. Também se caracteriza pela capacidade anabólica.

“Estímulo da síntese de qualquer proteína, principalmente a proteína muscular, por isso é que crescem os músculos”, explica Dornelles. Popularmente, essas substâncias também são chamadas de “bombas”.

A lei determina que apenas médico ou dentista pode receitar anabolizante. A indicação médica de consumo de anabolizantes é bastante específica. A principal é no caso de homem que tem deficiência de testosterona (hipogonadismo). Há ainda indicações para casos de queimaduras severas e alguns tipos de câncer.

  • Foto da galeria

    Futebol de Mesa é um dos esportes que mais trazem conquistas para Nova Friburgo nos últimos anos (Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    Desafio Rio x Minas abre o calendário oficial da modalidade no Estado do Rio (Divulgação Vinícius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.