Retrospectiva - Futebol de Mesa brilha

Vinicius Gastin

Esportes

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Equipes de Nova Friburgo seguem se destacando na modalidade

        Já há alguns anos o futebol de mesa se tornou um esporte vitorioso e de muito destaque em Nova Friburgo. Presente nos mais diversos eventos, programas esportivos e nas páginas de A VOZ DA SERRA com frequência, a modalidade reúne atletas das mais variadas idades, todos eles carregando nas mãos uma paleta, capaz de movimentar os tão tradicionais botões para colocar o nome da cidade em evidência no país.

        Uma das grandes conquistas da temporada de 2024, ano em que a AFFM Friburguense comemorou os seus 40 anos de fundação, foi alcançado no Campeonato Estadual Individual de Pastilha 2024, organizado pela Fefumerj. O Tricolor da Serra conquistou a competição pela oitava vez na história, e pelo segundo ano consecutivo, através do atleta Campito. O Frizão passa a ser o maior campeão isolado no individual da regra, na categoria adulto.

        Esse foi o primeiro título do botonista em competições oficiais da Federação. Rodrigo Campos, mais conhecido no meio botonista como "Campito", assim como o campeão de 2023, Anísio, e os campeões de anos anteriores (Pedro, Pabinho, Christofer, Marquinhos e Pirica), é mais um atleta formado na tradicional escola friburguense de Pastilha.
        Depois de quatro etapas, todas vencidas por diferentes atletas (Cleciano, do Vasco; Vinícius, do Friburguense; Quartarone, do Fluminense e Marquinhos, do Vasco), Campito se valeu da regularidade para se sagrar campeão.

        Além do experiente botonista, outro jovem que deixou de ser promissor há algum tempo e deu mais um passo em sua consolidação entre os grandes. Vinicius Esteves fez história no maior campeonato brasileiro individual de futebol de mesa da história da regra dadinho, ao conquistar a sétima colocação na Série Ouro da competição. Ao todo, 192 atletas disputaram a competição, realizada entre os dias 19 e 20 de outubro, no Clube Monte Sinai, na Tijuca.

        Dentre tantos outros resultados, a AFFM / Friburguense foi a terceira colocada da Taça Rio, competição equivalente ao 2º Turno do Campeonato Estadual Interclubes da Regra 12 Toques. Com o trabalho feito pela Associação, reforçado por clubes como o Nova Friburgo, por exemplo, dezenas de friburguenses se descobriram apaixonados pela modalidade nos últimos 40 anos.

        Nos principais da AFFM / Friburguense estão o Estadual de 2015, na modalidade 12 Toques, e o pentacampeonato Estadual Interclubes Modalidade Pastilha, nos anos de 2011, 2012, 2018, 2019 e 2023. Fora os prêmios individuais, etapas e participações e resultados em competições nacionais e internacionais.

  • Foto da galeria

    O Futebol de Mesa se consolida como um dos esportes mais vitoriosos de Nova Friburgo (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    A conquista de Campito foi uma das mais destacadas da temporada da AFFM / Friburguense (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.