Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Opções não faltam
Vinicius Gastin
Esportes
Rede brasileira de trilhas inclui mais de 10 mil quilômetros
As trilhas são uma atividade prazerosa para os amantes da natureza. É uma forma democrática, saudável e, muitas vezes gratuita, de lazer, que pode incluir trajetos de poucos metros a caminhos que se estendem por centenas de quilômetros. Nova Friburgo conta com inúmeras opções para conectar o esporte com a natureza.
“Essa opção de turismo oferece aos visitantes oportunidades únicas de explorar a diversidade natural e cultural do país de maneira sustentável. Além de vivenciar a biodiversidade, as trilhas ainda contribuem com a economia local, promovem a conservação ambiental e fomentam o respeito pelas comunidades locais”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, ao participar do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, em Niterói (RJ).
Um boletim com a atualização mais recente da rede foi lançado durante o evento. Algumas das trilhas no país são tão longas que, para percorrê-las, um dia não basta. Em 2018, os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente se uniram para criar a Rede Trilhas - Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade - com o objetivo de promover os caminhos como instrumento de conservação da biodiversidade e conectividade de paisagens, e de geração de emprego e renda no entorno das trilhas.
Desde então, vários percursos foram incorporados à rede, que inclui trilhas regionais, ou seja, aquelas que precisam de pelo menos um pernoite, para serem completadas, e nacionais, aquelas que precisam de 28 dias de caminhada, para serem percorridas.
Atualmente, existem mais de 30 trilhas cadastradas na rede, somando cerca de 10 mil quilômetros de trajetos que cortam 51 unidades de conservação, em 20 unidades da federação e 220 municípios. Algumas são específicas para caminhadas, outras para bicicletas, enquanto a maioria pode ser feita a pé, a cavalo ou de bicicleta.
Há trilhas para todos os gostos, variando desde a pequena “Caminhos de Rio das Ostras”, de 30 km, que pode ser feita em apenas dois dias de caminhada, no Rio de Janeiro, até a gigantesca “Transmantiqueira”, que se estende por 1.200 km, passando por São Paulo, Rio e Minas, e que leva 70 dias para ser concluída. Parte das trilhas, com mapas e informações sobre elas, podem ser consultadas no site Etrilhas.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário