A ONG SOS Vida Silvestre, em parceria com a concessionária Rota 116, que administra o trecho privatizado da rodovia RJ-116, entre Itaboraí e Macuco, realiza neste sábado, 14, a formatura de mais uma turma de “Patrulheiro Ambiental Mirim”. Ao todo, 17 crianças e jovens receberão seus certificados, totalizando 42 formandos em 2024. O evento será uma celebração do compromisso e aprendizado dos participantes ao longo do ano.
A cerimônia de formatura, que acontece na sede da SOS Vida Silvestre, na altura do quilômetro 16,5 da RJ-116, em Papucaia, distrito de Cachoeiras de Macacu, será um momento de celebração e reconhecimento do esforço dos formandos, que se dedicaram a aprender sobre a importância da proteção ambiental e a responsabilidade que todos devem ter na preservação da natureza.
(Foto: Divulgação)
O evento contará com a presença de familiares, educadores e representantes das organizações envolvidas, que irão prestigiar e apoiar os jovens formandos. “A formação dos patrulheiros mirins é fundamental para conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental. Esses jovens se tornam multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, promovendo ações de proteção à natureza”, destacou Francis Leandro, representante da SOS Vida Silvestre, lembrando que o apoio e patrocínio da Rota 116 é imprescindível para o sucesso do programa.
Sobre o projeto
O projeto Patrulheiro Ambiental Mirim tem como objetivo oferecer formação a crianças e jovens, entre 12 e 18 anos, que residem nas áreas onde a concessionária Rota 116 atua. Durante o programa, os participantes recebem instruções sobre a defesa da fauna e flora locais, aprendendo sobre a importância da conservação ambiental e a proteção dos animais. Entre os temas abordados estão a prevenção de queimadas, cuidados para evitar atropelamentos de animais nas rodovias, e práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente.
“Com este gesto, a concessionária Rota 116 reafirma seu compromisso com a educação e a conscientização ambiental, promovendo iniciativas que buscam integrar a comunidade na proteção dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente”, explica Edyano Bittencourt, superintendente da Rota 116. “A comunidade está convidada a participar da formatura e celebrar esse importante passo na formação dos novos Patrulheiros Mirins, que certamente contribuirão para um futuro mais sustentável e consciente”, conclui Bittencourt.
Deixe o seu comentário