Na última quinta-feira, 12, permissionários e motoristas auxiliares de vans intermunicipais participaram de uma capacitação para orientar os passageiros no uso do validador biométrico facial, tecnologia que começará a ser implementada a partir de janeiro do ano que vem em toda a frota complementar fluminense. A aula inaugural, promovida pela Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), contou com a participação do presidente do órgão, Leonardo Matias, e do superintendente de Bilhetagem Eletrônica da Setram, Alexandre Alcorta Daiuto.
Desde julho deste ano, o equipamento de segurança já vem sendo utilizado, em caráter de teste, por algumas vans reguladas que circulam na Região Metropolitana. A medida foi tomada após uma investigação conjunta do Detro-RJ, da Setram e da Polícia Civil ter desmontado um esquema de uso indevido do benefício. A ação de combate à fraude levou a uma economia diária de cerca de R$ 40 mil aos cofres públicos. Este ano, a secretaria bloqueou 57 mil benefícios de usuários por inconsistência de cadastro ou utilização indevida.
“Estamos dando mais um passo significativo rumo à implantação da biometria facial nas vans intermunicipais do estado. Tudo isso é fruto de um trabalho conjunto, que requer o esforço de todos e será fundamental para combater irregularidades, trazer mais segurança ao passageiro, além de eficiência para operação e para o controle dos gastos públicos, garantindo a manutenção do bilhete único intermunicipal aos passageiros que têm direito e precisam do benefício. O processo de implantação será feito de forma gradual até outubro de 2025”, destacou o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
Neste primeiro momento, cerca de 80 profissionais participaram do curso presencial, ministrado pela Riocard Mais. As próximas turmas serão no formato online e tanto permissionários quanto motoristas auxiliares vão precisar completar a capacitação para receber o certificado de conclusão e rodar legalmente no estado. As principais situações de uso no dia a dia, incluindo o posicionamento correto do rosto de passageiros ao encostarem os cartões habilitados com o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) nos validadores, serão alguns dos tópicos abordados.
Deixe o seu comentário