Águas de Nova Friburgo encerra 2ª edição do Trata Óleo nas Escolas

Iniciativa estimula a conscientização ambiental e premia escolas, alunos e professores
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

A concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a empresa Renova Oil e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Educação, realizou, nesta semana, a cerimônia de premiação das escolas, alunos e professores vencedores da 2ª edição do projeto Trata Óleo nas Escolas. O evento ocorreu no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura e reuniu cerca de 300 convidados, entre estudantes, professores, colaboradores da concessionária, parceiros e autoridades.

Nesta edição, o número de escolas participantes aumentou de quatro para 15, envolvendo cerca de 2.500 estudantes. Além disso, as escolas passaram a contar com o Jogo do Trata Óleo, um tabuleiro educativo que ensina, de forma lúdica e divertida, os benefícios do descarte correto do óleo de cozinha e os prejuízos causados pelo descarte inadequado. Durante todo o período do projeto, foram realizadas ações de conscientização, como a distribuição de cartilhas educativas e palestras.

Antes do anúncio dos vencedores, o público assistiu à peça teatral "Eugênio, o jacaré avarento", apresentada pela Companhia de Artes Integradas. A montagem, feita com bonecos produzidos a partir de materiais reciclados, reforçou a mensagem sobre o uso consciente dos recursos hídricos e a preservação ambiental. “A conscientização ambiental é um tema urgente e necessário. Por isso, mantemos um calendário de ações que alcançam nossos colaboradores, estudantes e comunidades. O Trata Óleo nas Escolas é fruto do programa Trata Óleo, desenvolvido em todas as concessionárias do Grupo Águas do Brasil, integrando estratégias de responsabilidade socioambiental”, destacou Danielle Moreira, diretora da concessionária.

A arrecadação de óleo superou as expectativas, evidenciando o sucesso da iniciativa. Somente nesta edição, foram coletados cerca de 2.500 litros de óleo de cozinha usado, elevando o total de resíduos reciclados no município para mais de 4.500 litros. Com essa reciclagem, aproximadamente duas mil barras de sabão foram produzidas e doadas para escolas, instituições e comunidades.

Premiação

Os alunos vencedores receberam bicicletas de 18 marchas, aro 26, com freio v-brake. As escolas vencedoras ganharam notebooks e desktops, enquanto os responsáveis pelas escolas foram contemplados com fritadeiras elétricas. Além disso, a Renova Oil ofereceu prêmios extras para serem sorteados entre as campeãs.

Premiados

As três escolas que arrecadaram a maior quantidade de óleo; os responsáveis pelas escolas vencedoras; o aluno do 3º ano que mais arrecadou óleo usado; o aluno do 3º ano que criou o melhor slogan para o projeto.

  • 1º lugar: Escola Municipal Acyr Spitz
  • 2º lugar: E.M. Professor Adezir Almeida Garcia
  • 3º lugar: E.M. Iza Saippa Ranucci

Aluno que mais arrecadou óleo - Rafael Pinheiro Tuler Filho, de 9 anos, da Escola Iza Saippa Ranucci, com 606 litros de óleo arrecadados.

Aluna vencedora na categoria slogan - Laura Gouvella Schott, de 9 anos, da Escola São Pedro da Serra, com o slogan: "Descarte corretamente para não poluir o meio ambiente!"

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: