‘Muvuca, a Festa das Origens’ celebra a diversidade da cultura negra

Prossegue até o próximo sábado, 23, em Nova Friburgo
terça-feira, 19 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Prossegue até o próximo sábado, 23, em Nova Friburgo o evento “Muvuca – A Festa das Origens”, com a Exposição Ori, na Praça das Colônias, no Suspiro. A programação inclui atividades como apresentações culturais, música, rodas de samba e capoeira, exposições, oficinas e feira de empreendedores, entre outras, todas com foco nas tradições africanas e afro-brasileiras. A realização é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, o Centro Cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê e a Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), com patrocínio da concessionária Energisa e do Instituto Energisa.

Integrando a programação da Muvuca, acontece a primeira edição do Aquilomba, um momento especial para celebrar a riqueza da história, com atividades culturais, debates e apresentações artísticas. O evento é nesta quarta-feira, 20, das 9h às 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Entre os participantes, Mestre Biano, Maicon Tosh, Sonek, Mestre Emerson Santana e o Baque Rebate das Montanhas, DJ Nanda Machado, Bruna Bento, Elis Pinto e Isa Trancista.

Mais atrações 

Quarta, 20

  • Abertura da exposição “Ancestralidade Feminina – Culturas Originárias e Tecnologias do Fluir”, de Elis Pinto (Espaço Café – Usina Cultural, até o próximo dia 29);
  • Oficina gratuita de tranças, com Ana Paula Gonçalves (Praça das Colônias, a partir das 12h);
  • Live Paint gratuita com Maicon Tosth (Usina Cultural, Praça Getúlio Vargas, 55, às 16h).

Sexta, 22

  • Prêmio Consciência Negra 2024 – Troféu Zumbi dos Palmares. Raça, Luta e Resiliência (Câmara Municipal, às 19h)

Sábado, 23

  • Laborative - às 20h, na Usina Cultural

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: