Assim como aconteceu nos últimos feriados deste mês, dias 2 (Finados), e 15 (Proclamação da República), o comércio de Nova Friburgo está autorizado a funcionar nesta quarta-feira, 20, feriado nacional pelo Dia da Consciência Negra. A permissão decorre de acordo firmado entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e o dos Empregados no Comércio. Para abrir, as empresas devem homologar, junto às duas entidades, o termo de adesão à convenção coletiva da categoria.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, lembra que a decisão sobre feriados fica a cargo dos empresários, desde que adotem as normas de proteção aos direitos dos comerciários previstas no instrumento coletivo. “Com o termo de adesão, as empresas reforçam seu compromisso com as determinações referentes ao trabalho dos empregados em datas e horários especiais”, destaca.
Braulio Rezende reitera que o termo necessita de validação tanto no sindicato patronal quanto no laboral. Ele considera o acordo com o Sindicato dos Empregados fundamental para resguardar o comércio, particularmente em meses como novembro, com três feriados. “O fechamento das lojas em vários dias prejudica o desempenho do comércio e a economia do município. Já o funcionamento ajuda os empresários e contribui para a atividade turística na cidade”, comenta.
Deixe o seu comentário