A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo atingiu o mais alto nível de transparência no Estado do Rio de Janeiro. Depois de conquistar a primeira colocação da Região Serrana e a oitava do estado no ano passado, o Legislativo friburguense subiu ao nível Diamante no ranking Radar de Transparência Pública, divulgado pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Entre mais de 11 mil instituições avaliadas, contemplando avaliações dos poderes Executivo e Legislativo, a Câmara Municipal de Nova Friburgo foi a 129ª colocada em todo o Brasil e líder no Estado do Rio de Janeiro.
A Câmara obteve um percentual total de 99,51%. A variação do índice subiu mais de 17% em relação a 2023, quando a casa atingiu o nível elevado em transparência. O Legislativo friburguense alcançou os 100% de itens atendidos nos quesitos Acessibilidade, Atividades Finalísticas, Contratos, Convênios e Transferências, Despesa, Diárias e Informações Prioritárias, LGPD e Governo Digital, Licitações, Obras, Ouvidoria, Receita, Recursos Humanos e SIC, além de 93,75% em Planejamento e Prestação de Contas.
O resultado positivo motivou a Câmara Municipal a buscar um ranking ainda mais concorrido, abrangente em relação a critérios avaliativos e exigentes. Desta forma, o presidente, vereador Max Bill (MDB) deliberou a formação de uma comissão, com servidores da casa, para buscar atender ao máximo de critérios exigidos pelos órgãos fiscalizadores.
Esse trabalho foi reforçado em 2024, para atender com a máxima competência aos índices dos quais a Câmara ainda não atingia o nível de excelência. O aumento da avaliação positiva, tanto interna quanto na comparação com as demais instituições participantes, se aproximando dos 100%, mostra que o direcionamento do trabalho é feito de maneira correta, prezando pela transparência em todos os atos administrativos e legislativos.
Deixe o seu comentário