As lojas de Nova Friburgo poderão funcionar nos feriados da Proclamação da República, nesta sexta-feira, 15, e da Consciência Negra, na próxima quarta-feira, 20, em razão de acordo firmado entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e o dos Empregados no Comércio. Assim como ocorreu no feriado do último dia 2, Finados, o funcionamento é condicionado à oficialização, junto a ambos os sindicatos, do termo de adesão à convenção coletiva da categoria.
Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, ressalta que a iniciativa permite que os empresários decidam o melhor para seus negócios, desde que adotem as normas estabelecidas pela convenção. “Nosso instrumento coletivo coloca como facultativo o atendimento nessas ocasiões, não como obrigatório. Entretanto, exige formalização do termo de adesão por quem resolver abrir”, acentua ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“Com este processo, rápido e simples, as empresas reiteram seu compromisso com as determinações referentes ao trabalho dos comerciários”, observa o presidente, acrescentando que é possível solicitar o termo por meio de um link na bio do Instagram conjunto da CDL e do Sincomércio. Braulio destaca que o acordo com o Sindicato dos Empregados se mostra ainda mais relevante em meses como novembro, com três feriados consecutivos, comemorados em dias úteis.
“O fechamento das lojas em vários dias seguidos prejudica o desempenho do comércio e a nossa economia. A possibilidade de funcionar, ao contrário, ajuda os empresários e incrementa a atividade turística na cidade”, complementa.
Deixe o seu comentário