Energisa Cultural traz a Friburgo o projeto Parque de Ideias

Entre os destaques da programação, a peça teatral “Macacos” e o show de Zezé Motta
quarta-feira, 06 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

O projeto Parque de Ideias, iniciativa do programa Energisa Cultural,  que vem lotando bibliotecas públicas no Estado do Rio de Janeiro, chegou esta semana a Nova Friburgo com uma programação diversificada que inclui, teatro, show e oficinas. Dentre os destaques está a apresentação, nesta quinta-feira, 7, às 20h, no Teatro Municipal Laercio Ventura, da peça teatral “Macacos”. O monólogo com o ator Clayton Nascimento é sucesso de público e crítica. Aclamada por atrizes como Fernanda Montenegro, Regina Casé e Marieta Severo, a produção já esgotou teatros em várias cidades e traz uma narrativa que promove reflexões sobre o racismo estrutural, o genocídio negro e os preconceitos no Brasil. 

Na sexta-feira, 8, também às 20h, o palco do Municipal receberá a  consagrada cantora brasileira Zezé Motta que apresentará o show “Atendendo a pedidos”, no qual revisita músicas que fizeram parte da sua carreira, além de homenagear compositores que sempre estiveram presentes em seus discos, como Luiz Melodia e Caetano Veloso, além de Rita Lee, que compôs “Muito Prazer”, e Moraes Moreira, autor de “Crioula”, ambas criadas  em sua homenagem.

A programação do Parque de Ideias em Nova Friburgo vai além das apresentações e inclui oficinas práticas. Nesta quarta-feira, 6, a professora Adriana Maciel, da PUC-Rio, dará a oficina “Escritas Performáticas”, que busca estimular a criação literária através de narrativas ficcionais. Já na quinta, 7, e sexta, 8, será a vez do artista plástico e quadrinista André Dahmer conduzir a oficina “Desenho sem Medo”, com o objetivo de incentivar jovens e adultos a se expressarem por meio do desenho livre.

"A Energisa tem muito orgulho em patrocinar o Parque de Ideias, um projeto que traz cultura de qualidade para Nova Friburgo e fomenta o conhecimento por meio da arte. Além de proporcionar uma programação gratuita e diversificada, esse projeto chega em um momento especial, integrando as celebrações do Mês da Consciência Negra. Iniciativas como essa reforçam o nosso compromisso de valorizar e celebrar as múltiplas vozes que compõem nossa sociedade," afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

Desde sua criação, o Parque de Ideias recebeu artistas renomados como Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Lenine, Zélia Duncan e Conceição Evaristo, promovendo mais de 500 horas de atividades culturais gratuitas e atraindo milhares de pessoas. Com a chegada do projeto a Nova Friburgo, a população local poderá desfrutar de uma programação repleta de arte, cultura e aprendizado. O projeto está inserido no portifólio do Programa Energisa Cultural

Com um perfil de multilinguagens, abrangendo música, literatura, audiovisual, artes visuais, artes cênicas, cultura popular e festivais, entre outros, e com o compromisso de promover ações culturais e manifestações dos valores regionais. Em 2023 o Energisa Culturla impactou mais de 280 mil pessoas na área de atuação da concessionária de energia elétrica.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: