Movimento

Vinicius Gastin

Esportes

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Torneio interno de Kata Hien Kan é promovido no Roqueano Clube

Uma iniciativa para coroar o trabalho feito durante semanas, transformando vidas e descobrindo novos talentos nos universos das artes marciais. O Torneio Interno de Kata Hien Kan foi realizado pelo Projeto Solução no último domingo, 20, no Roqueano Social Clube, em Olaria.

O evento contou com 62 participantes, reunindo crianças de Nova Friburgo, Bom Jardim e do Rio de Janeiro, que foram divididos por categoria de idade e faixa.

A ação foi realizada com o objetivo principal de proporcionar aos jovens a oportunidade de participar de um evento de competição esportiva e de conhecer praticantes de karatê de outras academias, motivando assim uma maior integração. O torneio buscou também avaliar o nível técnico dos alunos, e com isso, incentivá-los a treinar mais para buscar a evolução técnica.

“Um torneio de base como esse estimula os jovens a participar campeonatos maiores no futuro, proporcionando a possível descoberta de novos talentos do esporte”, destacam os organizadores.

Além dos benefícios esportivos, a prática do karatê estimula na formação do caráter ao ensinar respeito aos demais atletas, a disciplina, dentro e fora do dojo, o saber perder e ganhar, e conter o espírito de agressão. São valores da filosofia da arte marcial que os jovens irão levar para a vida toda.

“A nossa pasta entende que é importante apoiar projetos como esse, pelo ponto de vista educacional e disciplinar, mantendo o jovem longe das drogas e da violência. Nós apoiamos essas iniciativas através de subvenções, também em clubes como o Roqueano. Faremos tudo ao nosso alcance para que esse tipo de projeto aconteça cada vez mais. O nosso momento esportivo, em especial nas artes marciais, é muito próspero. Nesse sentido, apoiamos projetos sociais, e também criamos em 2023, o Bolsa Atleta, para ajudar diretamente ao atleta”, pontua João Victor Duarte, secretário de Esportes de Nova Friburgo.

Responsável pelas aulas e principal organizador do evento, o Shihan Sidi Gobbi é 6º Dan pela Confederação Brasileira de Karatê, e ensina a modalidade há 40 anos. Filho de Kyoshi Benedito Nelson, 1º faixa preta brasileiro, ele reforça a importância da prática para a transformação social da garotada.

“O esporte é muito importante para trazer saúde e movimento para as crianças, nesse mundo cada vez mais digital. Fora a questão da educação, que está contida dentro desses universos das artes marciais. O esporte faz essa integração, reunindo pessoas de várias classes sociais. E dentro dessas pequenas competições, podem surgir grandes campeões. Em Nova Friburgo temos duas opções que oferecem o Karatê: o Projeto Solução, às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, no Roqueano, de forma gratuita, ou na Acquafitness, nos mesmos dias, a partir de 18h. A idade mínima para começar é de sete anos”, resume o Shihan Sidi Gobbi.

  • Foto da galeria

    A participação feminina também foi destaque durante o evento no Roqueano. (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    Shihan Sidi Gobbi exaltou a prática do karatê, destacando os seus benefícios esportivos e sociais. (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    O torneio contou com premiação e outras atrações: dezenas de crianças participaram. (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    O Rio de Janeiro volta a ter um representante na Série B do Campeonato Brasileiro. E, desta vez, não por conta da queda de um dos grandes clubes do Estado. O Volta Redonda sagrou-se campeão da Série C do Campeonato Brasileiro. O time fluminense derrotou o Athletic por 2 a 0, no sábado, 19, pelo jogo de volta da final, na Arena Sicredi, em São João Del-Rei. Como já havia vencido por 1 a 0 na ida, o Tricolor de Aço garantiu o título da competição nacional, de forma inédita. Os gols do Voltaço foram marcados por PK e Bruno Santos. Além de Volta Redonda e Athletic, Ferroviária-SP e Remo-PA subiram de divisão e jogarão a Série B, em 2025. (Foto: Pamela Torres)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.