Boa notícia

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 12 de outubro de 2024

Friburgo receberá Campeonato de Basquete com equipes de todo o Brasil

A bola vai subir em Nova Friburgo no próximo mês, com um grande evento esportivo. Após a visita de representantes da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro à prefeitura, ficou acertado que o município vai sediar um Campeonato de Basquete masculino e feminino juvenil, reunindo diversas equipes de todo o país. O evento vai acontecer entre 4 e 10 de novembro.

O assunto foi discutido no gabinete do prefeito Johnny Maycon, reunindo ainda, além do chefe do Executivo o empresário e entusiasta do basquete, Tony Ventura; o presidente da Federação Estadual de Basquete, Daniel Fuente, e Flávio Correia, um dos veteranos da modalidade em Nova Friburgo.

Durante o encontro foram colocadas algumas demandas para a realização do evento, e segundo o prefeito, o município se colocou a disposição para ajudar. “Agradecemos imensamente ao Daniel, Tony, Flávio e a todos os envolvidos para promover este grande encontro esportivo que reforça ainda mais a cidade como postulante ao título de capital brasileira do basquetebol”, pontuou o prefeito.

Outros detalhes, à exemplo de equipes participantes, locais dos jogos e logística devem ser divulgados em breve. Este é mais um passo para manter viva a chama da modalidade, que possui uma trajetória de glórias. Uma história que começou na década de 1940, quando existiam apenas três quadras de basquete em Nova Friburgo, nas sedes do Esperança, Friburgo e Fluminense A.C, onde o futebol era o carro-chefe, mas o basquete ganhou espaço e passou a ser praticado.

O Clube de Xadrez usava a quadra do Fluminense e a partir dali surgiu uma geração de grandes jogadores. A Sociedade Esportiva Friburguense também despontou com uma equipe forte. A década de 1950 foi considerada como a do apogeu dos esportes amadores de Nova Friburgo, e a época de ouro do basquete prosseguiu até o início da década de 1960. A construção do ginásio Celso Peçanha, do Ienf (Instituto de Educação de Nova Friburgo) também foi marcante.

O basquete de Nova Friburgo voltou a ter alguns outros bons momentos nos anos 90, com a formação da vitoriosa equipe do Nova Friburgo Country Clube. A cidade revelou diversos atletas, mas a estrutura e os investimentos no município não acompanharam o desenvolvimento do esporte, que voltou a ficar decadente.

 

Pra cima, Frizão

Tricolor viaja para enfrentar o São Cristóvão no Rio de Janeiro

Na quinta colocação da Taça Corcovado (primeira faze da série B1, a terceira divisão do Campeonato Estadual de Futebol 2024), com quatro pontos conquistados, o Friburguense está a apenas dois pontos de distância do líder Paduano. Ou seja, mesmo atualmente fora da zona de classificação para as semifinais, o time comandado por Gerson Andreotti pode, já nesta próxima rodada, pular para a liderança.

Em busca exatamente deste objetivo, o Friburguense treinou durante toda esta semana e viaja para enfrentar o São Cristóvão neste sábado, 12, às 15h, no estádio Ronaldo Nazário, na Rua Figueira de Mello, no Rio, a casa do São Cristóvão. Para a partida, Andreotti terá Igor Gomes e Renatinho novamente à disposição, após eles cumprirem suspensão automática contra o Serrano.

 

Tabela do Frizão

Friburguense 0 x 1 Pérolas Negras, Eduardo Guinle

Paduano 0 x 1 Friburguense, Antônio de Medeiros

Friburguense 0 x 0 Serrano, Eduardo Guinle

12/out - Sáb - 15h - São Cristóvão x Friburguense, Ronaldo Nazário

26/out - Sáb - 15h - Friburguense x Artsul, Eduardo Guinle

02/nov - Sáb - 15h - Belford Roxo x Friburguense, Nélio Gomes

06/nov - Qua - 15h - Friburguense x São Gonçalo, Eduardo Guinle

09/nov - Sáb - 15h - Nova Cidade x Friburguense, Joaquim Flores

  • Foto da galeria

    Encontro na prefeitura selou o acordo para a realização do campeonato em Nova Friburgo (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    Projeto no GPH receberá, de presente, a bola trazida pelo presidente da Federação Estadual de Basquete (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.