Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Pra história
Vinicius Gastin
Esportes
Friburgo Sporting sub-15 chega à grande final da Copa Noroeste
Mais uma conquista histórica para o futebol de base de Nova Friburgo. E ela veio através de uma das equipes que despontam no cenário municipal, e colhe os frutos do trabalho iniciado há poucos anos. O Friburgo Sporting, na categoria sub-15, se garantiu na grande final da Copa Noroeste. Já a equipe sub-17 viu o sonho de título ser interrompido nos pênaltis.
Em um jogo emocionante que foi decidido nos pênaltis, o Friburgo Sporting sub-15 garantiu a vaga na final. Após um empate no tempo normal, a equipe superou o Italva por 8 a 7 nas penalidades. Com essa vitória, a equipe mantém a invencibilidade na competição, com uma campanha de quatro vitórias e dois empates. Além disso, o time possui um ataque avassalador, com 30 gols marcados e uma defesa sólida, tendo sofrido apenas quatro gols em todos os jogos.
“A equipe sub-15 do Friburgo Sporting tem se destacado por seu futebol ofensivo e organizado, mostrando grande potencial para os jovens atletas. A classificação para a final é um grande feito e recompensa o trabalho árduo de todos os envolvidos no projeto”, avalia a direção do clube.
Na grande final, marcada para o próximo sábado, 12, o Friburgo Sporting terá pela frente o Boa Vista de Miracema. Já a equipe sub-17 do Friburgo Sporting protagonizou um jogo emocionante contra Santa Maria Madalena. Após um empate em 2 a 2 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, onde a equipe de Santa Maria Madalena levou a melhor, vencendo por 5 a 3.
Identificação
Alerj aprova uso da biometria para entrada em estádios e arenas
Estádios de futebol, ginásios e arenas com capacidade para mais de 15 mil pessoas podem ser obrigados a adotar um sistema de identificação por biometria na entrada dos torcedores, além de um sistema de monitoramento por imagem de toda a área comum. É o que prevê o Projeto de Lei 337/23, de autoria do deputado Carlinhos BNH (PP), que a Alerj aprovou, em segunda discussão. Agora, a proposta segue para análise do governador Cláudio Castro (PL), responsável por sancionar ou vetar a lei.
O projeto determina que, por meio do sistema de identificação biométrica, seja constituído banco de dados das pessoas que tenham histórico de violência dentro e no entorno dos estádios. Ainda deve ser feito o cruzamento, em tempo real, com outros bancos de dados disponibilizados por órgãos de segurança, com objetivo de coibir violência e auxiliar na identificação de torcedores suspensos.
“Em outros estados já existem medidas semelhantes, como no caso do Paraná, onde os clubes de futebol firmaram convênio com o Tribunal de Justiça. É uma medida que oferece maior segurança para o público em geral, tem apoio das próprias torcidas organizadas, e policiais do batalhão especializado de policiamento nos estádios”, explica Carlinhos BNH, presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Alerj.
O descumprimento da medida acarretará multa aos responsáveis pela organização do evento desportivo de, no mínimo, 10 mil UFIR-RJ, e, no máximo, 100 mil UFIR-RJ, aproximadamente R$ 45.373,00 e R$ 453.730,00, respectivamente.
Os dados obtidos no cadastramento biométrico ficarão sob responsabilidade e controle exclusivos dos órgãos públicos competentes, e deverão ser tratados nos termos da Lei Federal 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoal, sendo vedado o seu compartilhamento pelo operador sem o consentimento expresso do titular ou seu responsável legal, bem como seu uso para finalidades comerciais.
Para a concretização da medida, o Governo do Estado poderá celebrar convênios, através dos órgãos de Segurança Pública e do Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ), com os municípios, com o Poder Judiciário fluminense, com a entidade responsável pela organização da competição e, ainda, com proprietários ou responsáveis pela administração dos estádios, sempre com a participação do Ministério Público do Rio (MPRJ).
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário