Praça Getúlio Vargas: marcada licitação para obras de revitalização

Projeto prevê recuperação total, novos bancos e canteiros, além de iluminação especial e bases de apoio para segurança
sexta-feira, 20 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo publicou na última segunda-feira, 16, em seu Diário Oficial, na internet, um aviso de licitação para contratação de uma empresa que será a responsável pela execução das obras de revitalização e serviços de paisagismo na Praça Getúlio Vargas, símbolo postal friburguense. A concorrência será realizada na modalidade eletrônica e está marcada para o próximo dia 4 de outubro, às 10h, no endereço eletrônico www.gov.br/compras/pt-br . A estimativa é de R$ 7.577.341,05. 

Além da obra, a licitação prevê que a empresa vencedora forneça mão de obra, materiais de consumo, insumos, aquisição do novo mobiliário urbano e equipamentos, além da execução de poda das árvores e demais obras civis no conjunto arquitetônico da praça principal da cidade, que é um patrimônio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há 52 anos. 

A licitação será realizada em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em 2015, entre a prefeitura e o Ministério Público Federal visando investimentos no complexo. A ideia é promover no espaço intervenções que garantam maior  beleza, conforto e segurança dos frequentadores, sejam eles friburguenses ou turistas. 

Entre as intervenções previstas estão a substituição do piso de bloquetes de concreto por revestimentos diferenciados e mais resistentes,  instalação de piso tátil e rampas de acessibilidade, a delimitação dos canteiros e jardins, além da instalação de 184 bancos e 106 coletores de lixo. O projeto também prevê 56 postes de iluminação no estilo colonial.

Mais investimentos 

A Praça Getúlio Vargas é considerada o centro geodésico do Estado do Rio de Janeiro. A vencedora da licitação também deverá providenciar a  manutenção em seus monumentos históricos, do coreto e do chafariz, que será equipado com uma fonte luminosa digital. 

A feira de artesanato Fri Arte que acontece em uma das alamedas da praça aos fins de semana e feriados será padronizada e passará a reunir até 80 barracas em harmonia com o projeto. Também estão previstos abrigos para taxistas e bases de apoio para equipes de segurança, como a PM e Guarda Civil Municipal. 

O parquinho, junto à Estação Livre (antiga rodoviária urbana) também será recuperado e ganhará novos brinquedos, grades de proteção e nova iluminação com lâmpadas de LED. Toda a praça ganhará ainda novos canteiros ajardinados, vários deles com flores. Os eucaliptos centenários serão podados e plantadas novas mudas de árvores do tipo sombreiro. Ainda serão realizadas a supressão, destoca, poda e transplante de plantas ornamentais e eucaliptos. Toda a praça receberá ainda sistemas de drenagem, irrigação e novas instalações elétricas, incluindo iluminação e câmeras de segurança.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: