Chegou a hora, Frizão

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 21 de setembro de 2024

Friburguense inicia caminhada na Série B1, em busca do acesso

         O Friburguense levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Desde a parte estrutural, com as obras no estádio Eduardo Guinle, até a retomada da força de suas divisões de base, o clube chega para a disputa da Série B1 do Campeonato Carioca com expectativa alta. Se em 2023 os bastidores e incertezas atrapalharam a preparação e, de certa forma, também o rendimento, nesta temporada o panorama é diferente. A confiança e a esperança se vestem de azul, vermelho e branco na estrada que possui o retorno à segundona estadual como linha de chegada.

        A trajetória do Frizão começa em casa, contra o Pérolas Negras, neste sábado, 21, às 15h. Os ingressos são vendidos nas bilheterias do Eduardo Guinle, entre R$ 10 e R$ 30. Serão quatro partidas no estádio Eduardo Guinle e outras quatro atuando como visitante, com direito a uma rodada de folga.

        Ao contrário da expectativa inicial, na edição deste ano haverá apenas nove clubes na disputa do campeonato. O formato será o mesmo das outras competições de divisões da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), com todos os clubes se enfrentando em turno único (Taça Corcovado). As quatro melhores equipes se classificam para as semifinais, em jogos de ida e volta. Os dois que avançarem se enfrentam na decisão, também em jogos de ida e volta. Os dois times finalistas conquistam o acesso para a Série A2, em 2025, com o último colocado da Taça Corcovado sendo rebaixado para a Série B2.

        Os nove participantes são Friburguense, Artsul, Belford Roxo, Nova Cidade, Paduano, Pérolas Negras, São Cristóvão, São Gonçalo e Serrano. Os outros três que iriam disputar o campeonato seriam Barra da Tijuca, Goytacaz e Macaé. Porém, as dificuldades financeiras e administrativas impediram a participação. Estes clubes foram rebaixados automaticamente para a Série B2 do ano que vem.

Mesmo com a participação na Copa Rio, a disputa da Série B1 sempre foi o principal objetivo do Tricolor da Serra na temporada. Quanto a montagem do elenco, o Frizão manteve boa parte do elenco de 2023 e se reforçou para brigar de fato pelo acesso.

        Para o gol, o Frizão trouxe os goleiros Adrian e Matheus. Para a lateral direita as opções serão Lucas Mineiro e Igor, além de Juninho, da base. Para a zaga o Tricolor contará com Gustavo, Cris, Maurício, Magrão, Paulinho e Cauã, além de Nicolas, da base. No lado esquerdo, Ricardinho, com história no clube, retorna, e será opção junto com Jhony. Para a posição de volante, o técnico Gerson Andreotti terá nomes como Ronaldo, Pedro, Yan, Ryan e Isac, da base.

        Do meio pra frente, as opções também serão muitas: no meio-campo o Friburguense terá Barroso, Rael, Yuri e Pedrinho, além de Gabriel e Daniel, formados na base. Para o ataque, o Tricolor contará novamente com Caio Monteiro, ex-Vasco da Gama, Victor Hugo, Renato, Wester, Caíque, Leandro e Bernardo, também cria da base.

 

Tabela do Frizão:

21/set - Sáb – 15h - Friburguense x Pérolas Negras, Eduardo Guinle

28/set - Sáb - 15h - Paduano x Friburguense, Antônio de Medeiros

05/out - Sáb - 15h - Friburguense x Serrano, Eduardo Guinle

12/out - Sáb - 15h - São Cristóvão x Friburguense, Ronaldo Nazário

26/out - Sáb - 15h - Friburguense x Artsul, Eduardo Guinle

02/nov - Sáb - 15h - Belford Roxo x Friburguense, Nélio Gomes

06/nov - Qua - 15h - Friburguense x São Gonçalo, Eduardo Guinle

09/nov - Sáb - 15h - Nova Cidade x Friburguense, Joaquim Flores

  • Foto da galeria

    Victor Hugo é uma das referências do Friburguense que tentará o acesso para a Série A2 (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    Andreotti comanda o Tricolor em mais uma temporada im-portante na história do clube (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.