Nutrição é baseada em nutrientes, não em calorias. O poder da alimentação vai muito além de contagem das calorias para fazer alguém ganhar ou perder peso. O objetivo da nutrição é justamente oferecer ajustes de nutrientes, para que essas substâncias causem efeitos positivos na modulação da saúde do organismo.
Alguns ativos que consumimos são capazes de fazer uma diferença gigante na saúde em nível genético, molecular, imunomodulador. Um deles é o brocolinol, composto encontrado no brócolis, conhecido principalmente pelo seu conteúdo de sulforafano, um isotiocianato que possui várias propriedades benéficas para a saúde, incluindo efeitos imunomoduladores.
Por causa dessa e de outras substância, o consumo regular de brócolis (ou a suplementação de seus ativos) pode ser muito benéfico para sua saúde, principalmente a nível imunológico e na redução do risco de câncer.
Em agosto, alta temporada dessa bomba natural, as redes sociais ofereceram um farto cardápio de receitas que incluíam o vegetal e seu parente próximo, a couve-flor. O mês acabou, mas nada impede que você continue consumindo seu brócolis, que contém mais vitamina C que laranja, além de ser considerado um forte aliado contra o envelhecimento. É também uma das melhores fontes de ferro do reino vegetal, contribuindo para combater a anemia, além de fornecer boas doses de potássio e selênio.
A ciência reconhece que o brócolis tem efeitos anticancerígenos devido aos compostos sulfurados, responsáveis pelo forte odor ao ser cozido. Presente no vegetal, o sulforafano evita a reprodução e crescimento de células precoces, além de impedir o surgimento de vasos sanguíneos que alimentam e desenvolvem tumores. Estudos também indicam sua eficácia para prevenir a formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos.
Outra característica benéfica é o poder de causar saciedade. O vegetal fornece fibra e água, e visualmente preenche o prato, gerando a sensação de saciedade, útil para quem busca emagrecer. É ainda um alimento baixo em calorias.
Nutricionalmente, tem poucas gorduras, e ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo o LDL, graças à fibra, que facilita a eliminação de gorduras através das fezes. E atua no trânsito intestinal, ajudando a eliminar toxinas desnecessárias. Por fim, o brócolis tem ainda vitamina A, conhecida como a vitamina da beleza devido ao seu efeito sobre a pele, e funciona como um antioxidante natural, ao neutralizar os radicais livres.
A melhor maneira de ingerir boas quantidades de sulforafano via alimentos é comer o brócolis cru ou levemente cozido no vapor, mantendo-o tenro. Quando isso não for possível, inclua junto ao brócolis uma boa quantidade de crucíferas, como mostarda, rabanete ou nabo.
(Fonte: www.uol.com.br)
Deixe o seu comentário