Incêndio destrói casarão histórico do Espaço Arp

A construção, de 1911, onde funcionava um restaurante, abriga uma parte muito importante da história de Nova Friburgo
terça-feira, 04 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Raphael Pinheiro/ Rapha Drones)
(Foto: Raphael Pinheiro/ Rapha Drones)

Um incêndio destruiu um restaurante no Espaço Arp na madrugada do último sábado, 1°. As chamas consumiram rapidamente toda estrutura de madeira do casarão histórico onde funcionava o estabelecimento, bem na entrada do empreendimento multiuso, na Avenida Conselheiro Julius Arp. O incêndio começou por volta das 2h da madrugada, quando o restaurante já estava fechado. Não houve vítimas. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e conseguiu controlar o fogo em menos de uma hora. As causas do incêndio estão sendo investigadas e até o fechamento desta edição ainda não havia sido divulgado o laudo que indica a causa do grande incêndio.

Em nota, a direção do Espaço Arp informou que a área foi isolada, e que o centro comercial encontra-se funcionando normalmente. “Na madrugada deste sábado, 1°, um incêndio atingiu o casarão do Espaço Arp. A construção é de 1911, um marco significativo da arquitetura local e abriga uma parte muito importante da história da nossa cidade. A Arp Empreendimentos Imobiliários vem esclarecer que o incêndio que danificou o casarão ocorreu quando o Espaço Arp já estava fechado para o público, tendo sido controlado pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos e as causas do incêndio ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas. O local está devidamente isolado e todas as medidas de segurança já foram tomadas.

O casarão tem grande valor cultural e histórico para a cidade e para a família Arp. Nos últimos anos, ele era locado para serviço de restaurante e também como ponto de interesse para visitação. Desde esta segunda-feira, 3, o Espaço Arp está atuando com uma equipe emergencial dedicada a iniciar um projeto para reestabelecimento do casarão centenário.

Após tomadas todas as medidas de segurança, a área em torno do casarão, por volta de 500 metros quadrados foi devidamente isolada. Os demais 11 edifícios do Espaço Arp não foram atingidos pelo incêndio, e suas atividades permanecem em normal funcionamento”, esclarece a nota do empreendimento comercial. 

O Espaço Arp divulgará outra nota oficial após emissão do laudo da Defesa Civil. A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Defesa Civil mas até o fechamento desta edição não obtivemos retorno. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: