Apenas em seu primeiro ano de atuação, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) contribuiu com a coleta de mais de 1,11 milhão de embalagens recicláveis de aço, alumínio, PET, longa vida, vidro e plástico nos equipamentos Retorna Machines - 70 máquinas de recebimento de recicláveis disponíveis em 18 municípios do Rio de Janeiro - e por coletas volantes. O montante equivale a 37 toneladas de resíduos recicláveis que ganharam destinação sustentável e deixaram de ir para os aterros sanitários. Em Nova Friburgo, há uma máquina de coleta de recicláveis no Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva, 231).
Os números das iniciativas do IFeS impressionam. Apenas entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, foram mais de 400 mil acessos individuais às máquinas. A coleta e futura reciclagem das embalagens garantiu a redução de mais de 135 mil metros cúbicos de itens recicláveis nos aterros. A economia de energia é estimada em mais de 1.344.227 mil kWh e a economia de água chega a mais de 11.533.141 milhões de litros. A compensação de carbono - não emissão de CO2 - decorrente da destinação desses materiais para a reciclagem equivale à preservação de mais de duas mil árvores da Mata Atlântica.
A iniciativa é fundamentada na logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem de produtos e resíduos após o descarte do consumidor final. Os equipamentos estão disponíveis em unidades do Sesc e do Senac de alguns municípios, além de 20 estações de metrô na capital carioca. Além da reciclagem em si, o projeto também é uma ação de educação ambiental que visa conscientizar sobre a importância de dar destinação correta aos resíduos. Os usuários que depositam embalagens nas máquinas ainda recebem créditos que podem ser trocados por produtos e benefícios ou doados para instituições sociais.
Destinação do material descartado
O processo possui rastreabilidade em toda a cadeia e é neutro em carbono. Os resíduos depositados nos equipamentos Retorna Machine são retirados pela empresa Ambipar-Triciclo e encaminhados às cooperativas credenciadas para separação e pesagem. Posteriormente, são vendidos por essas cooperativas para as indústrias recicladoras. Essas, por sua vez, apresentam ao IFeS a nota fiscal, que geram o certificado de compensação ambiental.
O IFeS também realiza coletas volantes em grandes eventos, como na programação do Festival de Inverno, Circuito Sesc de Jazz & Blues, Natal Sesc e Sesc Verão e nos desfiles das escolas de samba, no Rio. Para essas ações, 307 catadores cooperados foram contratados, por seus serviços ambientais, para atuar diretamente nos eventos.
Deixe o seu comentário